Governo de Minas anuncia novos leitos de UTI para JF

O Governo de Minas Gerais anunciou, na quarta-feira (27), a liberação de mais 216 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o enfrentamento à pandemia do coronavírus no estado. A ação contempla 13 cidades, sendo Juiz de Fora uma delas, além de Leopoldina, também localizada na Zona da Mata. A Tribuna questionou a Secretaria do Estado de Saúde (SES-MG) sobre a quantidade de unidades e locais onde os equipamentos serão instalados, mas a pasta informou que não dispõe de dados quantitativos sobre quantos leitos serão encaminhados para cada município.

Com a incorporação das novas unidades, Minas agora conta com 2.885 leitos de UTI na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), resultando em uma ampliação de 30% na capacidade de atendimento intensivo desde o início da crise da Covid-19. Desde abril, foram liberados 872 leitos de UTI no estado. Em fevereiro, Minas Gerias contava com 2.013 leitos de terapia intensiva no SUSFácilMG, programa estadual para regulação das unidades de tratamento.

Além de Juiz de Fora e Leopoldina, os novos leitos contemplam os municípios de Belo Horizonte, Caratinga, Divinópolis, Governador Valadares, Lavras, Monte Carmelo, Passos, Patrocínio, São João del-Rei, Teófilo Otoni e Uberlândia. O anúncio do incremento segue a linha de investimentos do governo e da SES-MG em estruturar a rede pública de saúde, com a reativação de leitos ociosos, equipagem e o trabalho, junto ao Ministério da Saúde, para credenciar as unidades hospitalares do interior junto ao SUS.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar