Greve dos ônibus entra no segundo dia com trânsito intenso nas ruas de JF

A greve dos motoristas entra no segundo dia consecutivo e, assim como na terça-feira (18), segue grande o volume de veículos pelas ruas de Juiz de Fora. Nesta quarta (19), porém, o volume é bem mais intenso. Isso talvez se explique pelo fato de nesta data a população ter ciência que nenhum ônibus está circulando,, diferente de terça quando havia expectativa de que 30% da frota fosse levada às ruas.

Com boa parte do comércio em funcionamento e o retorno de algumas atividades , a falta de coletivos torna ainda mais complicada a vida daqueles que precisam trabalhar, como é o caso da diarista Claudia Souza. “Antes eu estava em casa, pois minha patroa é gerente de uma loja de roupas. Agora ela voltou a trabalhar e, assim como ela, retornei ao serviço. Ontem (terça) consegui carona. Hoje estou saindo agora para chegar no Centro com calma e não me atrasar para o serviço ” disse.

Circulando pela Vila Alpina, Estrela Sul, Dom Bosco, o motorista de aplicativo Luiz Antônio contou à reportagem que alguns trechos apresentam lentidão, uma vez que hoje o número de carros espalhado pelas ruas está bem maior que o do primeiro dia de greve. “As avenidas Rio Rranco e Presidente Itamar Franco já estavam cheias bem cedo”, disse, afirmando ter iniciado o trabalho por volta das 6h30.

De acordo com a plataforma Waze, operada em parceria com a Settra, há diversos pontos de engarrafamentos na manhã desta quarta-feira na cidade. Entre eles, destacam-se as ruas Coronel Vidal, da Zona Norte em direção ao Centro; na Avenida JK, para o Centro; nos dois sentidos da Avenida Rio Branco; e em pontos diversos da Avenida Brasil, desde o Bairro Santa Terezinha até o Poço Rico.

Trabalhadores reunidos no Centro

Rodoviários, reunidos na Avenida Rio Branco, não descartam interromper o fluxo de veículos na área central (Foto: Leonardo Costa)

Antes das 8h, motoristas e cobradores estavam reunidos na escadaria da Câmara Municipal para definir propostas para a categoria. Há expectativa de fechamento de avenidas importantes por parte da categoria como forma de protesto. Os profissionais planejam fechar a Avenida Getúlio Vargas e impedir o transporte das vans escolares, permitidas pela PJF. Outro objetivo é chamar atenção do Poder Público para as demandas dos rodoviários.

No encontro, a categoria deliberou por fazer um abaixo-assinado pedindo uma resposta do Ministério Público sobre a CPI dos Ônibus, uma vez que a categoria afirma “ter terminado em pizza”.

A aglomeração em frente ao prédio público se dá uma vez que os trabalhadores do transporte público estão sendo impedidos de entrar nas empresas. “Foi a solução que encontramos. Chamar todos aqui para definir aquilo que entendemos como direito”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário (Sintrro), Vagner Evangelista.

 

 

O post Greve dos ônibus entra no segundo dia com trânsito intenso nas ruas de JF apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar