Greve dos tanqueiros já afeta abastecimento em Juiz de Fora

Motoristas faziam fila para abastecer veículos na noite desta sexta-feira em um posto na Ladeira Alexandre Leonel (Foto: Fernando Priamo)

A greve dos transportadores de combustíveis em Minas Gerais, iniciada na quinta-feira (25), já afeta o abastecimento de combustíveis em Juiz de Fora, a exemplo de Belo Horizonte e outras cidades próximas à Refinaria Gabriel Passos, em Betim.

No início da noite, era possível presenciar filas em postos da cidade, formadas por motoristas preocupados em encher o tanque, com receio do comprometimento na oferta. A Tribuna verificou filas em estabelecimentos na Ladeira Alexandre Leonel, no Bairro Democrata e na BR-040. Em alguns, inclusive, havia relato de falta de combustível.

Em posto de combustível do Bairro Democrata, gasolina teria acabado durante a tarde, e dois caminhões vindos do Rio eram aguardados para fazer o reabastecimento (Foto: Eduardo Valente)

A Tribuna entrou em contato com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro), que, no início da tarde, confirmou que existia a possibilidade de o movimento paredista afetar o abastecimento em Juiz de Fora e no restante da Zona da Mata, “especialmente se os postos da região buscarem combustíveis aqui na Refinaria Gabriel Passos, em Betim”.

A reportagem também tentou contato com alguns postos de combustíveis da cidade para verificar a situação na cidade. Também no início da tarde, de acordo com a gerente do Posto Salvaterra, Jucilene Corrêa do Nascimento, não havia desabastecimento no local, que busca combustíveis em bases no Rio de Janeiro. Apesar disso, Jucilene afirmou que a greve intensificou a ida de motoristas ao posto.

LEIA MAIS: Greve dos tanqueiros em Minas pode afetar disponibilidade de combustível

De acordo com nota emitida pelo Minaspetro, vários estabelecimentos estão sentindo os efeitos da greve, “com dificuldades para fazer pedidos junto às distribuidoras e abastecer os caminhões próprios nas bases, em virtude do bloqueio de entrada e saída de veículos pelos grevistas”. O Minaspetro destacou que não é possível precisar quando haverá falta de combustíveis nas bombas, considerando que não realiza pesquisa junto aos revendedores, bem como pelo fato de os estoques dos postos variarem conforme a capacidade de armazenamento.

Governo diz que não houve pedido de reunião

Posto da BR-040 também apresentava filas, que já chegavam próximo à rodovia por volta das 20h (Foto: Michele Meireles)

Em nota encaminhada à Tribuna, o Governo de Minas Gerais disse que “esteve disponível para ouvir as demandas dos tanqueiros, mas não houve pedido de reunião por parte dos manifestantes”. Ainda conforme a nota, as recentes mudanças no preço dos combustíveis não são em função do ICMS, mas sim da política de preços praticada pela Petrobras.

“O Estado reafirma seu compromisso de não promover o aumento de nenhuma alíquota de ICMS até que seja possível começar a trabalhar pela redução efetiva da carga tributária. No momento, em virtude da situação financeira do estado, a Lei de Responsabilidade Fiscal exige uma compensação para aumentar receita em qualquer movimento de renúncia fiscal, o que não torna possível a redução da alíquota.”

No texto, ainda é informado que o Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF) é atualizado mensalmente levando-se em consideração os valores praticados pelos revendedores em todas as regiões do Estado. O resultado da pesquisa realizada pela Secretaria de Fazenda é baseado nas notas fiscais emitidas por 4.272 postos, distribuídos em 828 municípios mineiros.

À Tribuna, a assessoria do Sindtaque-MG informou que o sindicato esteve em reunião com o Governo estadual na última segunda-feira e que sinalizou que a categoria entraria em estado de greve a partir desta semana. Apesar disso, conforme a entidade, o Estado não tem viabilizado uma negociação com os transportadores. Ainda segundo o representante dos tanqueiros, a greve deve continuar neste sábado.

O post Greve dos tanqueiros já afeta abastecimento em Juiz de Fora apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: