Grupo da UFJF arrecada itens de higiene e cartas para detentas

O Núcleo de Extensão e Pesquisa em Ciências Criminais da Faculdade de Direito (Nepcrim) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está realizando uma campanha de atenção e apoio às detentas da Penitenciária José Edson Cavalieri. A iniciativa ‘Mulheres, apesar do cárcere’ está arrecadando itens básicos de higiene, que se tornaram escassos para elas, em função da pandemia, e vai doar para as internas. O Nepcrim atua junto às mulheres encarceradas desde 2017 e precisou interromper suas atividades devido à pandemia.

Desde o dia 17 de março, por recomendação do Conselho Nacional de Justiça, que fixou restrições para o sistema prisional brasileiro com o objetivo de conter a propagação do coronavírus, as visitas aos presídios estão proibidas. Pensando nisso, o grupo planeja também o envio de cartas às internas, em uma tentativa de amenizar os relatos de abandono e solidão, como explica a coordenadora do núcleo, Ellen Rodrigues.

“Como elas estão lá sem contato com o mundo exterior, é muito comum esse sentimento de abandono e esquecimento. Essa já é uma realidade do encarceramento feminino. Os homens, normalmente, quando presos, continuam recebendo visitas das suas companheiras, e isso não ocorre com as mulheres. Isso se agrava agora no Dia das Mães, quando as que são mães – 78% das detentas do presídio – não poderão receber nenhuma notícia dos filhos. Embora elas estejam lá juntas, individualmente é muito solitário. Por isso, pensamos no envio das cartas.” Ainda conforme a coordenadora, o núcleo planeja montar e enviar os kits no Dia das Mães, mas ainda não conseguiu arrecadar o valor necessário.

Para concretizar a ação, o grupo iniciou um financiamento coletivo on-line que será revertido na compra do material. Os interessados em doar podem acessar o link da página de financiamento coletivo. Até o momento, R$ 440 dos R$ 2 mil almejados foram arrecadados. Quem também tiver interesse em enviar cartas às internas deve entrar em contato com o Nepcrim via Instagram (@nepcrim).

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: