Grupo Solar cria projeto Empreendedor do Bem – Somos Todos Um

A comemoração do aniversário de Juiz de Fora que completa 170 anos em 31 de maio será diferente este ano. Em meio à pandemia do novo coronavírus, celebrar a vida ganhou um significado ainda mais intenso e sonhar com o futuro inclui o desejo de enxergar um horizonte em meio a muitas incertezas. O que se sabe é que a história construída agora, de forma coletiva, irá nortear o nosso amanhã. Pensando nisso, o Grupo Solar de Comunicação desenvolveu um projeto que irá unir jornalismo e solidariedade com a proposta de informar e disseminar ações positivas que estão sendo realizadas na cidade.

O projeto “Empreendedor do Bem – Somos Todos Um” será divulgado a partir do dia 10 de maio nos veículos de comunicação do grupo, apresentando o trabalho social realizado por grandes e pequenas empresas, ONGs, comunidades e indivíduos que entenderam que agora, mais do que nunca, é hora de unir forças para sobreviver. “Existe uma incerteza sobre o que está por vir, mas é dessa preocupação que estamos vendo surgir várias iniciativas positivas na cidade. É preciso informar à população para mostrar que há um horizonte, uma perspectiva. Também é importante prestigiar quem vem desenvolvendo estas ações para resolução de problemas tanto da saúde quanto da economia, pois entendemos que as duas áreas são fundamentais”, explica a diretora-geral do Grupo Solar de Comunicação, Márcia Neves

No dia 10 de maio, haverá uma edição especial no jornal impresso, também divulgada no portal Tribuna de Minas. A partir daí, até julho, serão veiculados programas na Rádio CBN Juiz de Fora e uma web série, também no site. “Ao trazermos estas notícias positivas, mostramos ao público que é possível atravessar esse momento difícil. Contribuímos para que os empreendedores se comuniquem diretamente com a sociedade e para que este trabalho social seja fortalecido. A divulgação também faz com que este movimento solidário seja multiplicado”, avalia a diretora-geral do Grupo Solar de Comunicação, Suzana Neves.

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As reportagens desenvolvidas para o projeto irão trazer informações sobre diferentes áreas, como saúde, economia e comportamento. Além da divulgação de ações solidárias, serão esclarecidas dúvidas com especialistas e oferecidas orientações para o período pós-Covid-19. “Após esse momento de isolamento social ainda vão restar muitas dúvidas. A informação e a comunicação continuarão imprescindíveis”, destaca o gerente comercial, Luiz Carlos Lyra.

Para ele, o projeto também contribui para o reconhecimento de quem tem se preocupado com o papel social. “Muitas empresas reduziram a comunicação com os diferentes públicos neste momento, que pede exatamente o contrário. Há, agora, uma necessidade de aprender a se comunicar de forma diferente, de se reinventar para sobreviver. Quem já está fazendo isso tem conquistado uma percepção diferente frente ao mercado.”

Jornalismo é serviço essencial

Na avaliação da editora executiva de integração, Luciane Faquini, o momento evidencia o jornalismo como serviço essencial para a sociedade. “É nosso papel contribuir com conhecimento, evitando o sensacionalismo e combatendo as fake news. Entregamos para o público informações com base na ciência e no que os especialistas preconizam.”

O reconhecimento da credibilidade da apuração jornalística foi comprovado em pesquisa realizada pelo Datafolha, entre os dias 18 e 20 de março. O resultado mostrou que a televisão, o jornal impresso, o rádio e os sites de notícia são considerados mais confiáveis pelos brasileiros do que as redes sociais, para divulgar informações sobre o novo coronavírus. Os jornais impressos foram considerados confiáveis por 56% dos entrevistados; os programas jornalísticos de rádio, por 50%; e os sites de notícias, por 38%. Já as redes sociais Whatsapp e Facebook tiveram apenas 12% cada.

O portal Tribuna de Minas também tem sido reconhecido pelas informações veiculadas sobre a pandemia. No período entre 13 de março – quando as ações de combate ao novo coronavírus foram intensificadas em Juiz de Fora – a 17 de abril, o portal recebeu 15,43 milhões de acessos. O número é 70% superior em comparação às visitas recebidas durante os 30 dias anteriores à situação, o que mostra que o veículo é referência quando se busca informações confiáveis sobre a pandemia.

Diante disso, a comemoração pelo aniversário de Juiz de Fora ganha uma dimensão mais aprofundada. “Ao dar publicidade às diversas iniciativas solidárias, tanto as individuais quanto as corporativas, que buscam mitigar os efeitos dessa crise, que é sobretudo uma crise humanitária, os veículos de imprensa cumprem um importante papel, uma vez que tais atos podem inspirar ações similares e alertar para a realidade que nos rodeia e que nem sempre enxergamos”, afirma o editor de conteúdo do portal Tribuna, Wendell Guiducci. “Neste projeto, empreender significa fazer algo pela cidade, o que nesse momento também é fazer algo pela vida”, define Luciane.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

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