Guarda Municipal já recebeu quase cinco mil denúncias relacionadas à pandemia

A Guarda Municipal (GM) divulgou, nesta quarta-feira (5), o balanço das chamadas atendidas pelo telefone 153 entre março e agosto, referentes às denúncias contra estabelecimentos cujo funcionamento contraria as regras impostas no enfrentamento à pandemia do coronavírus em Juiz de Fora. Até terça-feira, a central telefônica da Guarda tinha registrado 4.966 denúncias. As ligações apresentaram escalada até junho, quando se deu o pico de reclamações, com 1.573 chamadas. Em julho foram 1.443; em maio, 837; em abril, 632; em março, 386; e nos primeiros dias de agosto, 92.

Desde março, quando foram publicados os primeiros decretos de enfrentamento à crise sanitária, a central da Guarda é utilizada como canal de apoio para o recebimento de denúncias, uma vez que o setor tem funcionamento 24 horas. As demandas recebidas são registradas e encaminhadas para atendimento. A verificação das irregularidades nos locais apontados é antecedida de planejamento. A presença das equipes se dá conforme capacidade operacional e escala de prioridade.

Três setores da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) se integram nas diligências aos estabelecimentos. As secretarias de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur) e de Transporte e Trânsito (Settra) promovem fiscalizações de quinta a domingo, em horários alternativos, a fim de possibilitar a comprovação das denúncias.

Além do 153, o cidadão também pode fazer contato com a fiscalização da Semaur, pelo telefone 3690-7507, ou registrar sua queixa no canal da Ouvidoria do Município, Fala.BR, disponível no site da Prefeitura.

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Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

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