Hemominas orienta suspensão de eletivas em hospitais conveniados

A recomendação se dá em virtude da queda dos estoques do grupo sanguíneo O positivo e negativo (Foto: Felipe Couri/Arquivo TM)

O Hemocentro Regional de Juiz de Fora enviou, na segunda-feira (11), comunicação aos hospitais conveniados da região orientando a suspensão temporária de cirurgias eletivas. Segundo nota da Fundação Hemominas, a medida se dá em virtude da queda dos estoques do grupo sanguíneo O (positivo e negativo). O intuito da instituição é que se preserve, portanto, o atendimento aos casos de urgência e emergência. Em nota encaminhada à Tribuna, a Fundação Hemominas alega que “está tomando as medidas necessárias para buscar soluções em toda a rede que possibilitem a retomada dos procedimentos o mais breve possível”.

São conveniados ao Hemominas para a recepção de sangue e hemoderivados 57 hospitais em 27 cidades da região. De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (SindSaúde-MG), o ofício foi encaminhado a todas unidades. No documento, foi solicitado aos conveniados que a equipe de captação de sangue de cada hospital intensifique esforços para a obtenção de doadores. A Tribuna entrou em contato com a coordenação do Hemominas de Juiz de Fora, mas não teve retorno.

Apesar da orientação, hospitais de Juiz de Fora não teriam sido afetados, de acordo com a Secretaria de Saúde. A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora também informou não ter sido notificada sobre a questão.

Redução no expediente pode ter impactado doações

Diretor estadual do SindSaúde-MG, Fabiano Ponciano, avalia que a baixa no estoque de sangue do Hemocentro teria relação com a redução no horário de atendimento da unidade. Segundo ele, os doadores não estariam conseguindo comparecer na unidade para realizarem a doação. Portanto, o número de doações efetuadas por dia teria diminuído de forma significativa.

Em agosto último, o atendimento à população foi reduzido para apenas um turno: de 7h ao meio-dia de segunda a sábado. Até então, a instituição atendia das 7h às 17h, nos dias úteis, e das 7h às 11h aos sábados. Com a mudança, a carga horária da unidade foi reduzida de 54 para 30 horas semanais, para receber doação de sangue e realizar cadastro de medula – o que representa uma redução de cerca de 45% do horário de atendimento.

O post Hemominas orienta suspensão de eletivas em hospitais conveniados apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar