Hemominas solicita doadores em período de baixo estoque

A Fundação Hemominas ligou o sinal de alerta com o baixo nível dos estoques decorrente de queda no volume de doações recebidas nas últimas semanas. Conforme a integrante do setor de captação de doadores da instituição em Juiz de Fora, Rosani Martins, a manutenção da baixa quantidade de doadores causará problemas futuros na distribuição de sangue. As doações colhidas em Juiz de Fora abastecem 57 hospitais de 27 cidades da região da Zona da Mata.

De acordo com Rosani, a situação está mais agravada para os tipos O negativo, O positivo e A negativo. No entanto, doadores de todos os grupos sanguíneos são necessários para evitar a deterioração do estoque. “Com o feriado cortando a semana, causa ainda mais preocupação, apesar de a coleta funcionar no sábado normalmente”, alerta Martins. “Com a queda no número de doadores, a falta no estoque não é imediata, mas a gente tem medo do que vem pela frente”, complementa a integrante do setor de captação.

Como ser doador

Para doar sangue, o candidato deve ter entre 16 e 69 anos, apresentar um documento original com foto, filiação e assinatura. É necessário ter mais de 50 kg, estar alimentado e em boas condições de saúde. Para quem já é doador, há intervalos mínimos obrigatórios de doação de 90 dias para mulheres e 60 dias para os homens.

A doação pode ser agendada online pelo aplicativo de smartphone “MG APP” ou pelo número 155. Com o agendamento, o voluntário ajuda a distribuir as doações ao longo do horário de atendimento da unidade e diminui o tempo de espera na sala de recepção. Caso não possa comparecer, é necessário o cancelamento do agendamento para liberar a vaga para outro candidato.

Em Juiz de Fora, a Fundação Hemominas funciona na Rua Barão de Cataguases, no Centro, ao lado do Mergulhão. A sede funciona de segunda a sábado, das 7h ao meio dia.

 

O post Hemominas solicita doadores em período de baixo estoque apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: