Idosos de 85 anos ou mais poderão ser vacinados a partir da próxima semana

Idosos de 85 anos ou mais poderão ser vacinados contra a Covid-19 a partir da próxima semana em Juiz de Fora. O início da imunização neste público, entretanto, conforme a Secretaria de Saúde, está condicionado à chegada de doses em quantidade suficiente. Nesta quarta-feira (24), o Governo de Minas Gerais informou que um novo lote de vacinas chegou ao estado. A previsão, portanto, é de que uma nova remessa de imunizantes seja enviada à cidade até o início da próxima semana. A quantidade destinada a cada município será detalhada pelo Governo estadual nesta sexta-feira. Até esta quinta, somente idosos com 88 anos ou mais estão recebendo doses.

Na última terça-feira (23), a Secretaria de Saúde apresentou um panorama da vacinação e do atual momento da pandemia na cidade à Comissão de Saúde da Câmara Municipal. No encontro, a comissão também pediu a ampliação dos postos de vacinação na cidade, já que, atualmente, há apenas seis UBSs oferecendo o serviço, além do Departamento de Saúde do Idoso e do drive-thru no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora, sendo, este último, ocasional.

Entre os grupos prioritários que já estão sendo imunizados na cidade, estão 100% vacinados os idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e Residências Inclusivas e os trabalhadores dessas instituições, além das equipes de vacinação envolvidas no atendimento aos grupos prioritários.

Também foram imunizados os trabalhadores dos serviços de urgência e emergência dos hospitais de porta fechada, públicos e privados, envolvidos diretamente na atenção e referência de casos de Covid-19; trabalhadores dos hospitais de porta aberta; e trabalhadores de saúde da Atenção Básica. De acordo com o balanço da pasta municipal, considerando a categoria instituída pelo Ministério da Saúde como trabalhadores de saúde, o município já vacinou 73% dos profissionais.

Até a tarde desta quinta, conforme o vacinômetro da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), 20.609 pessoas haviam recebido a primeira dose da vacina na cidade, enquanto 11.531 receberam a segunda dosagem.

PJF utilizará carro de som para divulgar a vacinação

A PJF anunciou que a partir da próxima semana haverá carro de som circulando em bairros da cidade para a divulgação da vacinação e medidas de prevenção ao coronavírus. A medida visa a levar informação a pessoas que não têm acesso à internet. O anúncio foi feito nesta quinta, durante a primeira reunião do Conselho Municipal de Saúde após o início da pandemia. De acordo com a Prefeitura, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), inclusive, foram orientadas a ajudar pessoas que não têm acesso à internet a preencherem o formulário de pré-cadastro para vacinação que, neste momento, atende a idosos acima de 88 anos, profissionais da saúde da ativa de 60 anos ou mais, e trabalhadores da saúde que atuam no combate à Covid-19.

A não realização do pré-cadastro, no entanto, não é impeditivo para a imunização. De acordo com a subsecretária de Vigilância em Saúde, Cecília Kosmann, o formulário, disponível no site da PJF (www.pjf.mg.gov.br), é usado para planejamento de ações e para tornar o processo de imunização mais rápido. Cecília também explicou que o Município segue orientações do Estado quanto à priorização do Programa Nacional de Imunização.

Ordem estabelecida pelo PNI para vacinação dos grupos prioritários:

– Pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas
– Pessoas com deficiência institucionalizadas
– Povos indígenas vivendo em terras indígenas
– Trabalhadores de saúde
– Pessoas de 90 anos ou mais
– Pessoas de 85 a 89 anos
– Pessoas de 80 a 84 anos
– Pessoas de 75 a 79 anos
– Povos e comunidades tradicionais ribeirinhas
– Povos e comunidades tradicionais quilombolas
– Pessoas de 70 a 74 anos
– Pessoas de 65 a 69 anos
– Pessoas de 60 a 64 anos
– Pessoas de 18 a 59 anos com comorbidades
– Pessoas com deficiência permanente
– Pessoas em situação de rua
– População privada de liberdade
– Funcionários do sistema de privação de liberdade
– Trabalhadores da educação do ensino básico (creche, pré escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA)
– Trabalhadores da educação do ensino superior
– Forças de segurança e salvamento
– Forças Armadas
– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros
– Trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário
– Trabalhadores de transporte aéreo
– Trabalhadores de transporte aquaviário
– Caminhoneiros
– Trabalhadores portuários
– Trabalhadores industriais

O post Idosos de 85 anos ou mais poderão ser vacinados a partir da próxima semana apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: