IF Sudeste de JF é vice-campeã em maratona da Embrapa

 

Equipe do IF Sudeste apresentou proposta que visa à redução de 40% de energia no uso da ordenha mecânica (Foto: Assessoria de Comunicação Embrapa Gado de Leite)

Após uma semana acampados na sede da Embrapa Gado de Leite, os mais de cem participantes apresentaram, na última sexta-feira (1º), as soluções digitais para problemas da pecuária de leite no Brasil. Os estudantes (curso técnico, graduação e pós-graduação) participaram do Vacathon, uma maratona de programação idealizada pela Embrapa que envolveu 25 instituições de ensino de vários estados brasileiros. A equipe do IF Sudeste Campus Juiz de Fora conquistou o segundo lugar na maratona, com a ideia intitulada Eletromilk – Sistema que otimiza a engenharia de processos das propriedades para economizar energia elétrica, garantindo sustentabilidade e maior qualidade do leite. A equipe vice-campeã foi liderada pelo professor Emerson Augusto Priamo Moraes, que acompanha os times da instituição, no evento, há três anos, e contou com a participação dos alunos Ricardo Tristão Porfirio, do curso de Sistemas de Informação; Maykon Vieira Soares Junior, Felipe de Souza Amaral e Mauro de Oliveira dos Santos Silva, de Engenharia Mecatrônica; e Edna da Cruz Medeiros, do curso de Zootecnia do Campus Rio Pomba.

O projeto tomou como premissa a ordenha mecânica que apresenta significativas perdas elétricas com os sistemas de refrigeração e aquecimento. A solução proposta foi unificar os trocadores de calor em apenas um dispositivo, podendo gerar uma redução de até 40% no consumo. Também foi proposta a instalação de células de Peltier (pastilhas termoelétricas) ajustadas no trajeto do leite até o tanque para promover uma redução parcial da temperatura do leite, colaborando com a redução do efeito LAG, que diz respeito à proliferação de bactérias.

A ideia campeã, intitulada Milcup, foi apresentada pelo time da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), de Piracicaba, São Paulo. O terceiro lugar foi conquistado pela Universidade Estadual de Goiás, que a apresentou a solução Nutrimilk. A PUC Minas, de Belo Horizonte, conquistou o quarto lugar, com a solução Muu Bank. Em quinto, classificou-se o time da Universidade Federal de Santa Maria, do Rio Grande do Sul, com o projeto Zeitt.

O Vacathon está na sua terceira edição. Para o chefe geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, os trabalhos dos estudantes têm ficado cada vez mais criativos e próximos da realidade da pecuária de leite nacional. As propostas versam sobre seleção de mão de obra, nutrição animal, qualidade do leite e mastite, comércio de produtos lácteos, dentre outros. No período em que as equipes puderam desenvolver os projetos, os participantes receberam a mentoria de pesquisadores da Embrapa e representantes das empresas parceiras. Além disso, participaram de visitas técnicas para treinamento no campo experimental da Embrapa Gado de Leite, em Coronel Pacheco, onde conheceram diferentes sistemas de produção e aspectos de uma fazenda leiteira, e ainda visitaram o Instituto de Laticínios Cândido Tostes.

 

O post IF Sudeste de JF é vice-campeã em maratona da Embrapa apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar