Igreja Católica volta a receber fiéis no domingo em Juiz de Fora

A Arquidiocese de Juiz de Fora confirmou, em comunicado divulgado nesta quinta-feira (18), que as igrejas do município vão voltar a receber fiéis a partir do próximo domingo (21). A retomada das celebrações presenciais, após duas semanas de paralisação, será possível após decreto da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), publicado na segunda-feira (15), permitir a realização de cultos religiosos com o limite de 20% da ocupação dos templos e respeitando os protocolos de segurança sanitária.

Segundo comunicado da Arquidiocese, a participação dos fiéis vai ocorrer com inscrições prévias. As transmissões das celebrações pelas redes sociais também vai continuar acontecendo. “Para nós é uma alegria saber que podemos receber, ao menos aos domingos, um grupo de pessoas que possa participar das nossas celebrações. No mais, devemos investir esforços para fazer a transmissão de todas as celebrações que pudermos, a fim de que os nossos irmãos leigos participem de tudo na sua casa, como uma verdadeira Igreja doméstica”, afirma, no comunicado, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira.

A nível estadual, o Governo de Minas Gerais também autorizou o funcionamento de igrejas e templos religiosos enquanto vigora a onda roxa do programa Minas Consciente em todo o território do estado. Assim como em Juiz de Fora, nos demais municípios deve haver o respeito dos protocolos sanitários e limitações de ocupação dos espaços.

Celebrações de São José

A festa de São José acontece na sexta-feira (19) e terá adaptações em virtude do avanço da pandemia de coronavírus na região. De acordo com a Arquidiocese de Juiz de Fora, os tríduos preparatórios foram cancelados no Bairro Alto dos Passos, região central, e nas cidades de Mar de Espanha e São João Nepomuceno. As celebrações ainda ocorrem sem a presença de fiéis até sábado (20).

No domingo, a Paróquia São José, no Bairro Costa Carvalho, região Sudeste, ficará aberta durante todo o dia para acolher os devotos de seu padroeiro e realizará três missas: às 7h, 11h e 18h. Já na Catedral de Juiz de Fora, a celebração de São José acontece na sexta, ao meio-dia, com transmissão pela WebTV A Voz Católica.

Em Bicas (MG), as missas acontecem na praça da Matriz e a igreja ficará aberta para visitação das 7h às 18h, todos os dias. Na sexta, será inaugurado o segundo Marco Arquidiocesano em homenagem a São José, com a presença de Dom Gil.

O post Igreja Católica volta a receber fiéis no domingo em Juiz de Fora apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

%d blogueiros gostam disto: