Inscrições para o Pism 2021 da UFJF começam na próxima quarta

As inscrições para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2021 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estarão abertas a partir das 15h da próxima quarta-feira (13) e seguem até as 18h do dia 3 de novembro. Os candidatos se inscreverão de forma exclusivamente on-line, como nos dois últimos anos, por meio da Área do Candidato, no site específico para ingresso na instituição. O edital foi divulgado pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) na última quarta (7), e os detalhes foram divulgados à imprensa por meio de entrevista coletiva nesta quinta-feira (8).

A principal novidade desta edição é que as provas acontecem em datas diferentes, como medida de prevenção à Covid-19: nos dias 27 e 28 de fevereiro ocorrem os exames dos candidatos dos módulos II (triênio 2019-2021) e III (triênio 2018-2020), enquanto os concorrentes do módulo I (triênio 2020-2022) terão suas habilidades testadas nos dias 13 e 14 de março. Outras medidas ligadas à pandemia são a obrigatoriedade do uso de máscara facial que cubra completamente a boca e o nariz durante toda a realização das provas e a higienização das mãos na entrada, no momento da identificação. Para Juiz de Fora são oferecidas 1.903 vagas em 66 cursos. Já no campus de Governador Valadares há 400 oportunidades em dez graduações.

“Com base em estimativas de anos anteriores, os números de candidatos do Pism II e do III equivalem, mais ou menos, à metade dos concorrentes do Pism I. Vamos fracionar o número de pessoas em atendimento às exigências dos órgãos de Saúde, adotando os protocolos de biossegurança da universidade”, explicou a pró-reitora de Graduação da UFJF, Maria Carmen de Melo, sobre a estratégia adotada pela instituição de realizar as provas em dois turnos distintos. “No total, são mais de 40 mil pessoas, entre candidatos e trabalhadores (envolvidos no processo)”, apontou o pró-reitor adjunto de Gradução, Cassiano Caon Amorim. Ainda em coletiva virtual nesta quinta (8), os gestores fizeram um alerta para que os interessados leiam atentamente o edital, que traz os procedimentos que deverão ser seguidos como precaução ao contágio pelo coronavírus. “Esperamos que todos atendam às exigências, evitando aglomerações, com a presença apenas dos candidatos nos locais de provas. É um edital muito esperado pela comunidade, e nos debruçamos sobre ele com todos os cuidados que a pandemia exige”, resumiu Maria Carmen.

Segundo Cassiano, “esse edital se coloca como extremamente desafiador pelas questões da pandemia, e é muito importante que candidatos e familiares façam a leitura bem atenta”. De acordo com ele, os exames continuarão acontecendo em Juiz de Fora, Governador Valadares, além de Volta Redonda e Petrópolis, ambas no estado do Rio de Janeiro. Em Juiz de Fora, que deverá contar com maior número de concorrentes, deverão ser ampliados os locais de provas para além do campus, a fim de garantir o distanciamento mínimo entre as pessoas. Conforme Cassiano, estão sendo feitos estudos bem detalhados, com base nas orientações do MEC (Ministério da Educação) e nos protocolos de biossegurança da UFJF, para fazer a distribuição dos candidatos nas duas datas. “Estamos redesenhando e buscando novos espaços para melhorar a logística de circulação e ocupação das salas de aula. Todos os protocolos serão seguidos, para evitar aglomerações, também nos entornos dos locais de provas.”

Vagas reservadas para grupos

Durante a coletiva remota desta quinta (8), a pró-reitora de Graduação, Maria Carmen de Melo, lembrou que os candidatos do Pism III devem ficar atentos aos grupos de reservas de vagas, como as cotas destinadas a pretos, pardos e indígenas. Ela reiterou o posicionamento de garantir o acesso a quem tem direito, apesar das denúncias de fraudes nas cotas, como mostrado em reportagem publicada pela Tribuna na quarta. “Temos muito cuidado com as bancas de heteroidentificação, para manter a política de ações afirmativas para aqueles que têm essas condições, assim como para aqueles que têm deficiência. Sobre as questões de renda, disponibilizamos todas as informações para que não haja perda de vaga por desconhecimento.”

Em regra geral, para se inscrever, o candidato deve acessar a Área do Candidato realizar a inscrição e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa de inscrição, no valor de R$ 120. O pagamento deve ser feito até as 18h do dia 4 de novembro, exclusivamente pelo Banco do Brasil. O comprovante definitivo de inscrição deverá ser acessado e impresso pelos próprios candidatos a partir das 15h do dia 9 de fevereiro.

Os pedidos de isenção da taxa de inscrição vão do dia 13 a 18 de outubro. “O resultado será no dia 27 (do mesmo mês), então é importante ficar atento. Se tiver o pedido indeferido, terá que fazer o pagamento.”

Curso de Música

O pró-reitor adjunto de Gradução, Cassiano Caon Amorim, destacou que, por conta da especificidade do momento pandêmico, ainda estão sendo estudadas datas para que os concorrentes ao curso de Música possam fazer provas de habilidade específica. Os dias serão informados, em breve, por meio de edital complementar.

Resultados

As notas das provas do Módulo III do Pism serão divulgadas no dia 7 de abril, mas o resultado final, após a interposição e análise dos recursos, sairá em 15 de abril. Já os Módulos I e II têm a primeira divulgação em 8 de junho, e a final, no dia 17 do mesmo mês.

O post Inscrições para o Pism 2021 da UFJF começam na próxima quarta apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: