Jardim Botânico da UFJF publica vídeos inéditos da onça-pintada

O Jardim Botânico da UFJF divulgou, na manhã desta quinta-feira (1), vídeos inéditos da onça-pintada gravados no dia 6 de maio, seis dias antes da captura do animal. No vídeo, o felino circula pelo Jardim durante a madrugada e, inclusive, se aproxima de uma das armadilhas montadas pela equipe responsável por sua captura, mas não chega a acionar o dispositivo que iria retê-lo. No dia 12 de maio, enfim, ela seria pega por uma das armadilhas a cerca de 50 metros da que é mostrada no vídeo, e seria encaminhada para uma área de proteção ambiental.

Na mesma publicação, o Jardim ressaltou que a onça-pintada ainda está sendo monitorada pelos especialistas por meio de GPS e da equipe local da área florestal para onde ela foi encaminhada, espaço mais adequado para os hábitos e para as necessidades do animal, de acordo com os pesquisadores. O aparelho localizador foi programado para soltar-se automaticamente após um ano de utilização.

View this post on Instagram

Quem aí está com saudade da onça-pintada?! Sempre bate aquela vontade de rever o personagem mais famoso do Jardim, né?! 🐆 Fiquemos tranquilos, ela está segura e monitorada, por meio de GPS e de equipe local, na nova área florestal mais ampla e adequada para onde foi levada. No #tbt desta semana, publicamos dois vídeos  inéditos, registrados em dois horários na madrugada do dia 6 de maio, quando ela circulava pelo Jardim. Podemos ver como o bichano era muito esperto. Na primeira gravação, ressabiada, a onça se aproxima com cautela da armadilha de laço, instalada no chão, cheira o dispositivo e não prossegue. Mais tarde, quando estava de volta do rolê noturno no Jardim e em mais áreas da cidade, ela é mais ousada: passa pela armadilha. Mas a esperteza não durou tanto tempo. Nos dias seguintes, foram refeitas e instaladas novas armações de laço e de caixa. E, na noite de 12 de maio, quando fazia esse trajeto usual, ela foi capturada na caixa de ferro, a cerca de 50 metros da armadilha mostrada no vídeo. Na nova área florestal, o animal ameaçado de extinção “encontrou o que precisava: alimentação, possível parceira e água em abundância”, afirma o professor da Universidade Federal de São João del-Rei, Fernando Azevedo, que integrou a equipe de profissionais responsáveis pelo monitoramento e pela captura da onça no Jardim. Seguimos acompanhando! 🐆🌿 . . . #jardimbotanicoufjf #ufjf #oncapintada #onca #jaguar

A post shared by Jardim Botânico | UFJF (@jardimbotanicoufjf) on

O post Jardim Botânico da UFJF publica vídeos inéditos da onça-pintada apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: