Jardim Botânico divulga fotos de pegadas da onça-pintada

Pegada da onça foi registrada em seu novo território (Foto: Divulgação Jardim Botânico/UFJF)

No momento em que se completam 22 dias da captura da onça-pintada no Jardim Botânico da UFJF, foram divulgadas, na manhã desta segunda-feira (3), fotos de pegadas do animal em sua nova área florestal, localizada em Minas Gerais. Além das imagens, também foram divulgadas informações sobre a adaptação do felino ao novo espaço para o qual ela foi transportada.

Segundo a equipe de monitoramento da onça-pintada, o animal ainda está explorando a sua nova localidade, chegando a se distanciar em dez quilômetros do novo território, mas voltando a se movimentar em lugares próximos ao ponto inicial. Ainda de acordo com os pesquisadores, ainda não há informações sobre contato do felino com outros exemplares da mesma espécie, o que é desejável para que haja reprodução e seja aumentada a quantidade de exemplares.

A movimentação do felino, acompanhada diariamente pelos especialistas, é possibilitada pelo colar com GPS colocado logo após a captura da onça. O aparelho foi programado para abrir-se automaticamente após um ano de utilização.

Captura e transposição em novo local

Avistada pela primeira vez no dia 25 de abril no Jardim Botânico da UFJF, a onça-pintada encantou os juiz-foranos durante as duas semanas em que esteve vagando pelas imediações da Mata do Krambeck, chegando a ser vista por populares nos bairros São Dimas, Santa Terezinha e Distrito Industrial.

Enquanto “passeava” em ambientes urbanos, a onça também foi o principal assunto dos espaços públicos e das redes sociais, gerando memes e teorias que buscavam explicar os motivos do seu aparecimento. A captura, na noite do dia 12 de maio, possibilitou o encaminhamento do animal para uma área de proteção ambiental, onde existem felinos fêmeas para cruzamento da espécie e, assim, a manutenção da vida da espécie em extinção, a qual tem apenas 280 exemplares em toda a Mata Atlântica.

Reabertura do Jardim Botânico

Com atividades interrompidas desde o aparecimento da onça-pintada, o Jardim Botânico será reaberto nesta quarta-feira (5), às 8h. O local voltará a ter acesso gratuito e a funcionar de terça a sexta e domingo, das 8h às 17h. Como decorrência ao episódio do aparecimento do felino, os passeios pelo Jardim agora terão abordagens de educação ambiental sobre a espécie, sendo realizadas pelos monitores que guiam as visitas.

 

Por Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: