Jardim Botânico realiza atividades educativas durante ‘Manhã ambiental’

A fim de discutir e promover a conscientização ambiental de maneira descontraída, o Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sediará uma “Manhã ambiental” neste domingo (9). De 10h a 16h, os visitantes do espaço poderão participar de atividades educativas, oficinas, brincadeiras e gincanas, com opções para todas as idades. A entrada é gratuita e sem necessidade de inscrição. O evento, parceria do Instituto Aqualie com o Departamento de Zoologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF, foi pensado em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, celebrado na última quarta-feira (5), data também em que o Jardim Botânico foi reaberto após ficar fechado por 41 dias, devido ao aparecimento de uma onça-pintada no local.

O felino será, inclusive, tema de brincadeiras e gincanas durante a “Manhã ambiental”. Quizzes e outras atividades irão testar o conhecimento dos participantes. Além destas recreações, haverá contação de histórias com contos e relatos relacionados à temática do meio ambiente. Serão distribuídas aos visitantes, ainda, mudas de plantas da região.

Aulas de ioga também integram a programação do evento. Elas serão realizadas em quatro horários: das 10h às 11h, das 11h às 12h, das 14h às 15h e das 15h às 16h. Segundo a UFJF, o objetivo é “promover melhor integração entre os participantes e o ambiente, ampliando o contato e a sincronia das pessoas com a natureza.”

Atividades educativas

Durante a “Manhã ambiental”, haverá exposição de animais sob tutela, resgatados em operações ambientais. Organizações especializadas na manutenção das espécies, como o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Estadual de Florestas (Cetas/IEF), são responsáveis pelo cuidado desses animais. A proposta da exposição é debater o tráfico de animais, bem como os malefícios da prática. O Departamento de Zoologia da UFJF também realizará uma exposição de coleções científicas de animais, com exemplares de répteis, anfíbios, aves e insetos.

Os visitantes também terão a oportunidade de participar de duas oficinas: de fotografia e de substituição de plástico. Na primeira, o participante conhecerá tipos de câmeras fotográficas, técnicas de enquadramento e composição de imagens e regras básicas para regular a exposição à luz, além de receber dicas de avaliação audiovisual. Já na segunda, o uso de itens substitutos ao material no cotidiano será discutido em uma roda de conversa, a fim de buscar sustentabilidade na utilização de recursos naturais.

Funcionamento normal

As outras atividades do Jardim Botânico, como trilhas, roteiros de visitação, Casa-Sede com exposições de arte e Laboratório Casa Sustentável irão funcionar normalmente. Neste domingo, excepcionalmente, o limite de entrada de visitantes no Jardim, que é de cem por vez, será duplicado. O Jardim funciona de 8h a 17h, com última entrada de visitantes às 16h.

Para garantir a segurança, a direção do espaço recomenda atenção durante a visitação, assim como uso de repelente e de calçados adequados para caminhada. É permitido permanecer pelo tempo desejado, realizar piqueniques, caminhadas e corridas leves. Não há estacionamento e, por esse motivo, a sugestão é chegar ao local por meio de transporte público. Os ônibus com parada próxima à entrada do Jardim Botânico são das linhas Mundo Novo/Santa Terezinha (111 e 112).

O post Jardim Botânico realiza atividades educativas durante ‘Manhã ambiental’ apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar