JF concentra mais da metade de casos de Covid-19 na Zona da Mata

Uma recente pesquisa divulgada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aponta Juiz de Fora como a cidade com maior número de infectados com o novo coronavírus (Covid-19) da Zona da Mata. Segundo o estudo, lançado na quarta-feira (13), o município acumula 66% dos casos confirmados na região, segunda com maior número de casos em Minas Gerais.

Os dados foram divulgados pelo boletim “JF Salvando Todos”desenvolvido por pesquisadores da UFJF com o objetivo de divulgar dados seguros, técnicos e estatísticos acerca da pandemia. O documento será publicado quinzenalmente em uma plataforma on-line e informa de maneira acessível, por meio da análise de dados e gráficos, o panorama sobre o coronavírus em Juiz de Fora e no Brasil. No site do projeto, também estão disponibilizadas as notas técnicas elaboradas pelo Grupo de Modelagem Epidemiológica da Covid-19.

De acordo com o pesquisador do Departamento de Estatística, Marcel Vieira, o boletim é fruto dos esforços coletivos de pesquisadores e estudantes. “Nossa principal motivação é fazer chegar a todos os cidadãos, e também aos tomadores de decisões, os dados oficiais acompanhados de análises estatísticas e interpretações simples, sempre usando uma linguagem acessível”, explica o pesquisador.

23 mortes na cidade e mais de 400 casos

De acordo com o boletim local, emitido pela Secretaria de Saúde de Juiz de Fora, nesta sexta-feira (15), a cidade acumula 23 óbitos em decorrência da doença. O falecimento mais recente foi de uma idosa, de 74 anos, portadora de doença cardiovascular crônica. Outros dois falecimentos estão sob investigação. Dos 23 óbitos registrados pela Prefeitura, oito ainda carecem de confirmação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), de acordo com o boletim epidemiológico também divulgado nesta sexta.

Em relação aos casos confirmados de Covid-19, o número passou de 417 para 418. O Estado, por sua vez, contabiliza 400. O aumento entre os casos prováveis foi o mais expressivo, com 125 novas possibilidades de coronavírus entre quinta e esta sexta. Agora são 3.435 suspeitas de Covid-19 em moradores da cidade. Ao contrário da nova política de discriminação epidemiológica adotada pela SES/MG, a Secretaria de Saúde local não divulga o número de pacientes recuperados. No balanço desta sexta, a SES/MG aponta 152 juiz-foranos recuperados do vírus.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar