JF passa a integrar projeto de gerenciamento de acidentes no trânsito

Eduardo Fácio, Antônio Almas, Ana Rossignoli e Márcio Itaboray durante evento de assinatura do decreto (Foto: Antônio Almas)

Foi assinado, na tarde desta quinta-feira (18), pelo prefeito Antônio Almas (PSDB), o decreto para a implantação do projeto Vidas no Trânsito, que irá gerenciar as mortes, atropelamentos e outros dados relacionados a acidentes de trânsito em Juiz de Fora. O projeto é do Ministério da Saúde e, a partir de agora, passa a integrar o município.

Durante entrevista coletiva à imprensa, no anfiteatro João Carriço, a presidente da Comissão Municipal de Segurança e Educação para o Trânsito (Comset), Ana Beatriz Chaves, ressaltou que, para avaliar o trânsito na cidade, é necessário considerar dados posteriores aos acidentes. Deve-se contabilizar, inclusive, o número de mortes por atropelamentos que acontecem no hospital. “Dessa forma, o programa se mostra útil para que o município tenha dados absolutos e, através deles, seja observado o entorno que envolve o quantitativo e o que os números indicam”, disse.

O objetivo é determinar medidas a serem adotadas em situações de acidentes a partir do apoio de uma rede de municípios já contemplados, que auxiliam aqueles que estão iniciando no projeto. Iniciativa é fruto de um decreto municipal, assinado pelo prefeito Antônio Almas, voltado para a vigilância e a prevenção de lesões e mortes no trânsito, na promoção de saúde.

“Precisamos destes dados centralizados e precisos para que se possa ter noção de onde é preciso aplicar medidas efetivas a fim de diminuir tais estatísticas. Se não tratarmos os acidentes que estão acontecendo, a situação tende a piorar, enquanto nossa intenção é minimizar tais ocorrências”, garantiu Eduardo Fácio, secretário de Transporte e Trânsito de Juiz de Fora.

No Brasil, o projeto teve início em 2010 e, em 2013, foi expandido para todas as capitais e municípios com mais de um milhão de habitantes. Apesar de Juiz de Fora não se enquadrar nesta regra, Eduardo Fácio garantiu que a participação da cidade só foi possível graças aos esforços de todos os envolvidos preocupados em “tentar garantir a erradicação de mortes no trânsito de Juiz de Fora”.

O post JF passa a integrar projeto de gerenciamento de acidentes no trânsito apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Um comentário em “JF passa a integrar projeto de gerenciamento de acidentes no trânsito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: