JF registra a menor temperatura máxima desde 2014

Atualizada às 17h31

Marcelo Ribeiro
Até os juiz-foranos mais habituados com as baixas temperaturas se surpreenderam com o frio registrado nesta sexta-feira (19) durante todo o dia. De acordo com o 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros não passaram dos 14,8 graus, a menor máxima desde 25 de junho de 2014 (ver quadro). A onda de frio trouxe outras consequências, como o céu nublado, chuvas finas e contínuas, rajadas de ventos de até 40 quilômetros por hora e sensação térmica de 5 graus à tarde, e uma insignificante amplitude térmica. Ou seja, ao longo da última sexta, a diferença entre as temperaturas mínima e máxima não passou de 1,6 grau. Algo parecido havia acontecido pela última vez em 22 de maio do ano passado, quando a oscilação foi de 1,9 grau.

A condição no tempo é resultado de uma frente fria em atuação na região Sudeste do país. Ela avança, desde o início da semana, a partir do Sul e chegou na Zona da Mata mineira na última quinta-feira (18). Por causa desta frente, que cria áreas de instabilidade atmosférica, as chuvas deverão permanecer pelo menos até o domingo (21). Em pontos isolados, conforme o Inmet, as precipitações podem ocorrer por vezes fortes, acompanhadas, inclusive, de trovoadas.
O Inmet divulgou aviso meteorológico, no fim da tarde de sexta, alertando para esta possibilidade. Além da Zona da Mata, terão tempo frio e chuvoso os municípios das regiões Metropolitana, Campo das Vertentes, Triângulo e Oeste de Minas Gerais. Em Juiz de Fora, o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) prevê temperaturas entre 15 e 20 graus até a próxima segunda-feira (21).

Baixas temperaturas
Juiz de Fora não foi a única cidade com baixas temperaturas ao longo desta sexta-feira. Segundo o Inmet, municípios da região também registraram índices baixos. Em Barbacena, no Campo das Vertentes, os termômetros ficaram entre 13 e 16,2 graus, enquanto que, em Viçosa, a mínima foi de 15,9, com máxima de 18 graus.

 

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora / MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: