JF registra a menor temperatura máxima dos últimos seis anos

De acordo com o Inmet, a tendência é que continue frio e chuvoso, pelo menos, até o próximo sábado (Foto: Felipe Couri)

Nesta quarta-feira (25), Juiz de Fora registrou a menor temperatura máxima dos últimos seis anos, com 13,6 graus. Isso não acontecia desde 25 de julho de 2013, quando os termômetros apontaram 8,4 graus de máxima. As outras três ocasiões em que o município registrou máximas muito baixas foram verificadas nos dias 11 de julho de 2018 (13,7 graus), 15 de agosto de 2010 (13 graus) e 20 de julho de 2004 (12,8 graus). Também nesta quarta, após 21 dias ininterruptos, voltou a chover em Juiz de Fora. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, desde domingo (22) houve registro de chuvisco, mas inferior a 1 milímetro. A instabilidade é resultado da circulação de ventos de baixa pressão atmosférica, característica conhecida como cavado.

Já as temperaturas em declínio, que começaram a ser observadas na tarde do último domingo, são resultado de uma forte frente fria que atua na região. Ela trouxe grande carga de umidade para a Zona da Mata, deixando os dias nublados. Consequência disso é a dificuldade que o sol tem em aquecer o ambiente, contribuindo para dias frios, como ocorreu nesta quarta-feira. A temperatura mínima em Juiz de Fora nesta quarta foi de 12 graus.

De acordo com o Inmet, a tendência é que continue frio e chuvoso, pelo menos, até o próximo sábado (28). O acumulado de precipitações pode atingir 90 milímetros, o que representa mais do que a média histórica de chuvas para setembro na cidade, que é de 69,9 milímetros. Ainda para ter ideia deste volume, é mais do que o registrado em Juiz de Fora desde maio, cujo acumulado chegou a 72 milímetros. Segundo dados do Inmet, nesta quarta foram registrados 6,4 milímetros de precipitações no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), local onde estão instalados os pluviômetros do 5º Distrito de Meteorologia. O maior volume ocorreu por volta das 8h.

Próximos dias

As chuvas vieram acompanhadas do tempo nublado, o que resultou na redução significativa dos índices registrados nos termômetros. A temperatura oscilou apenas entre 12 e 13,6 graus nesta quarta. Há uma semana, Juiz de Fora enfrentava uma intensa e atípica onda de calor para esta época do ano, com máxima de 34,6 graus e mínima de 19,8. Para esta quinta (26), o céu ficará nublado a encoberto, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas. As temperaturas não devem ultrapassar os 15 graus. Conforme previsão do Inmet, as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de chuvas intensas (de 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia) em áreas isoladas de Minas Gerais, incluindo a Zona da Mata. Elas podem vir acompanhadas de descargas atmosféricas, rajadas de vento ocasional (acima de 50 km/h) em áreas isoladas, no período até às 6h desta quinta.

Trânsito intenso

Logo nas primeiras horas da manhã, a chuva resultou em aumento evidente do tráfego de veículos no município. Diversos corredores de tráfego apresentaram retenções acima da média a partir das 7h desta quarta-feira. Na Zona Sul, por exemplo, o trânsito era lento na Ladeira Alexandre Leonel e na Avenida Itamar Franco. Conforme a plataforma Waze, outros pontos de retenções foram observados na Avenida Brasil, altura do Bairro Ladeira, Zona Leste, e Avenida dos Andradas, no Morro da Glória, região central.

O post JF registra a menor temperatura máxima dos últimos seis anos apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: