Jovens revitalizam praça de forma lúdica e sustentável

Transformar o mundo de forma lúdica, usando brincadeiras e jogos voltados para ações sociais e ambientais. Essa é a meta de trabalho da Ex-Lab, uma organização de jovens que, neste domingo (17), irá realizar ações voluntárias com objetivo de revitalizar a praça do Bairro Parque Bunier, Zona Sudeste de Juiz de Fora. Por meio da iniciativa dos participantes, junto com os moradores da comunidade que também colocam a mão massa, o espaço será transformado com pintura, grafite, instalação de mesas e bancos, local para partida de futebol e para brincadeiras das crianças, ganhando uma cara nova. A ação, que não tem hora para acabar, tem início previsto para as 8h e todos podem participar.

De acordo com a arquiteta Mariana Marques Almeida, de 26 anos, que integra a equipe, a Ex-Lab é uma organização que existe em outras cidades do Brasil e fora do país, criada pelo arquiteto Edgard Gouveia Júnior, que percebeu que as pessoas jamais se unem para trabalhar, mas, geralmente, para se divertir.

“Assim, já que é para fazer uma ação social, que seja algo divertido, legal. Como se fosse um jogo, recebemos algumas missões. Desta vez, no nosso caso, nossa missão tinha a ver com a comunidade do Parque Burnier, que nos apresentou as suas demandas e nos empenhamos para conseguir realizá-las”.

Conforme a arquiteta, missão dada é missão cumprida, e seu grupo teve três semanas para buscar o necessário para a realização das demandas, sempre seguindo os preceitos da ONU, no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável dos espaços urbanos. “Nossa ideia foi um projeto para a revitalização da praça de forma a aproveitar o espaço existente, que é público e muito utilizado pela população, só que falta equipamentos no local, que estava totalmente vazio. Então, nos juntamos e visitamos o bairro e ouvimos as necessidades dos moradores quanto à praça, sempre tendo em mente a realização participativa, objetivando a sustentabilidade”.

Mariana pontua que, após acolhida as propostas dos residentes, o grupo elaborou um projeto, que foi apresentado à população e novamente passou por alterações atendendo o pleito da comunidade. “A partir disso, começamos a buscar parceiros para conseguir os materiais necessários para as ações da nossa intervenção”.

 

No último domingo (10), o grupo, junto com a comunidade, fez a primeira ação na praça, fazendo a pintura para receber o grafite. Nesta quarta e quinta,  a arte foi realizada pela empresa Setor 276, que é parceira do Ex-Lab. A obra no muro foi feita de acordo com o pedido das crianças: o desenho de um menino sonhando e voando com as palavras amor, alegria, força, paz e união. Para este domingo (17), a proposta é fazer a instalação das mesas compostas com manilhas e tampo de fossa séptica. Já os bancos serão de bloco de concreto e assento de guia de meio-fio. “Como tudo é de doação, procuramos por materiais duráveis e com custo não elevado, pois nosso tempo também é curto”, ressaltou Mariana, acrescentando que será pintada uma quadra no chão para futebol e desenhos em uma área para a brincadeiras das crianças.

Grupo, junto com a comunidade, fez a primeira ação na praça, fazendo a pintura para receber o grafite (Foto: Marcos Araújo)

“Acredito que, para a comunidade, essa ação vai ser realmente uma corrente do bem, pois nossa intenção é despertar os moradores para o uso desse espaço público e para o cuidado com ele, fazendo com que os residentes se sintam importantes, o que realmente eles são, além de perceberam que  há outras pessoas junto deles”, concluiu a arquiteta.

O post Jovens revitalizam praça de forma lúdica e sustentável apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar