Juiz de Fora recebe 1.700 doses da vacina pentavalente

Após meses de abastecimento irregular, Juiz de Fora recebeu, nesta sexta-feira (17), 1.700 doses da vacina pentavalente. De acordo com a Secretaria de Saúde, o Município efetua pedidos mensais de 2.500 doses para a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), para que seja possível manter a caderneta de vacinação das crianças atualizada. Apesar do recebimento da vacina, conforme a pasta, o setor de Imunização entende que a quantidade enviada nessa remessa não é suficiente, mas acredita que o Estado fará uma nova distribuição para os municípios mineiros nos próximos meses, visando a normalizar o estoque. A partir da próxima segunda-feira (20), as doses começarão a ser distribuídas entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

Em nota encaminhada à Tribuna, a SES informou que pretende solicitar ao Ministério da Saúde outras 78 mil doses da vacina pentavalente para Minas Gerais. A atual remessa faz parte de um despacho de 1,7 milhão de doses distribuídas pelo Governo federal aos estados.

Conforme o Ministério da Saúde, responsável pela aquisição da vacina, a distribuição deverá ser normalizada até março. O órgão informou, em nota, que a falta da pentavalente se deu por não haver no país laboratório produtor. Por esse motivo, o Governo federal compra a vacina via Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Em julho de 2019, lotes do laboratório pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foram reprovados no teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Portanto, em agosto, o Ministério da Saúde solicitou reposição do produto, mas, naquele momento, não havia disponibilidade imediata para compra da vacina mercado mundial, o que teria ocasionado a falta da pentavalente no país.

LEIA MAIS: Falta de vacina pentavalente preocupa Conselho Tutelar

Em Juiz de Fora, conforme a Secretaria de Saúde, a falta da vacina pentavalente é verificada desde agosto. De acordo com a pasta, em julho do ano passado, o estoque foi recolhido a pedido do Ministério da Saúde. Em agosto, o município ficou totalmente sem estoque da vacina. Em outubro, o município recebeu 395 doses; em novembro foram disponibilizadas 1.650 doses. Após esta última remessa, Juiz de Fora não havia recebido novas doses até então.

A imunização da pentavalente garante a proteção contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria Haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, na garganta e a meningite. A aplicação deve ocorrer aos 2, 4 e 6 meses de idade.

O post Juiz de Fora recebe 1.700 doses da vacina pentavalente apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar