Juiz de Fora segue na faixa laranja; prática de esportes coletivos é liberada

Juiz de Fora permanecerá por mais uma semana – a quarta consecutiva – na faixa laranja do Juiz de Fora pela Vida, programa municipal que estabelece regras e protocolos para o enfrentamento à pandemia da Covid-19 na cidade e também para o funcionamento do setor produtivo, como o comércio e o serviço. O município não alcançou a pontuação necessária para progredir para a faixa amarela. Apesar disso, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) liberou a prática de esportes coletivos em clubes e quadras poliesportivas na cidade durante a vigência da faixa laranja.

A informação foi divulgada pela Prefeitura após avaliação semanal do Fórum em Defesa da Vida. A nota técnica 18, publicada nesta segunda-feira (5), proíbe, entretanto, aglomeração para acompanhamento das atividades, o uso de vestiários, o consumo de bebidas alcoólicas e esportes de luta. Também está interditada a promoção de qualquer tipo de consumo coletivo de alimentos (almoços, churrascos, etc.) que envolva aglomeração.

A nota traz, ainda, a obrigatoriedade do espaçamento de tempo entre as atividades desenvolvidas no mesmo espaço, o controle de temperatura na entrada das quadras e a presença de álcool em gel em todas as áreas de circulação interna nas quadras, assim como a utilização de máscara.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade, Ignacio Delgado, coordenador do Fórum Municipal em Defesa da Vida, explica que a liberação das atividades acontece conforme o cenário epidemiológico laranja, “com tendência de melhora”. “Ainda assim, é preciso manter os cuidados devidos. Nas atividades ora autorizadas, as medidas de segurança são de responsabilidade de usuários e proprietários. Precisamos avançar com segurança para não regredir”, destacou.

‘Risco moderado’

Na semana passada, o comitê também manteve o município na faixa laranja do programa. Nela, o cenário epidemiológico na cidade é classificado de “risco moderado” para a Covid-19, indicação que, para ser definida, leva em consideração a capacidade de atendimento do Município e o cenário epidemiológico da cidade. Para se manter na faixa laranja do Juiz de Fora pela Vida, é necessária uma classificação entre 10 e 18 pontos. Na semana passada, o índice do município foi de 14 pontos. Na anterior, o indicador foi 12 pontos. O indicador desta semana voltou a ser 12.

Foto: Jessica Pereira

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

%d blogueiros gostam disto: