Juiz de Fora tem 74 casos prováveis de dengue

Juiz de Fora tem 74 casos suspeitos de dengue, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), na quinta-feira (23). O levantamento registra nove registros a mais em relação ao divulgado na semana anterior. Até agora, nenhum caso foi confirmado pela SES no município, e as suspeitas seguem em investigação. Apesar dos registros, a incidência ainda é considerada baixa na cidade.

Na Zona da Mata mineira, o município de Tocantins, distante 120 quilômetros de Juiz de Fora, registra o maior número de casos suspeitos de dengue, com 1.192 notificações. Na cidade, a incidência é muito alta para a doença – quando há 500 casos prováveis a cada cem mil habitantes. Os municípios de Ubá (992 casos), Visconde do Rio (525) Branco, Rodeiro (251), Astolfo Dutra (250) e Rio Pomba (113) também apresentam incidência muito alta para dengue.

Segundo o boletim, os municípios de Dona Euzébia (20), Santana do Deserto (14) e Guidoval (24) têm alta incidência da doença – quando há entre 300 a 499 casos prováveis a cada cem mil habitantes. Já Cataguases (102), Guarani (22), Guiricema (13), Rio Novo (11), Piau (3)  e Tabuleiro (4) apresentam média incidência – quando o município registra índice de 100 a 299 casos prováveis de dengue a cada cem mil habitantes.

Minas Gerais tem mais de 50 mil casos prováveis da doença

Em 2020, até o momento, Minas Gerais registrou 51.842 casos prováveis de dengue. Também foram registrados cinco óbitos em decorrência da doença, nos municípios de Alfenas, Medina, Guaxupé, Itinga e Carneirinho. Há, ainda, 23 óbitos em investigação.

Chikungunya e zika

Em Juiz de Fora, de acordo com o boletim, há oito casos prováveis de chikungunya. A incidência também é considerada baixa para a doença na cidade. Na Zona da Mata, com 94 notificações, o município de Pirapetinga tem incidência muita alta de chikungunya. Tocantins (25) e Santana do Deserto (4) têm média incidência.

Em todo o estado, em relação à febre chikungunya, foram registrados em 2020, 877 casos prováveis da doença. Há um  óbito em investigação no município de Campo Belo.

Já em relação à zika, em 2020 foram registrados 293 casos prováveis, sendo 33 em gestantes. Em Juiz de Fora não há casos de zika.

 

 

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar