Juiz de Fora tem mais de 17 mil estudantes inscritos no Enem

A menos de quatro meses para a realização da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) divulgou detalhes do perfil dos candidatos que irão compor o certame e estatísticas de inscritos por municípios. Juiz de Fora foi apontada como a quarta cidade no total de candidatos em Minas Gerais, com 17.624 dos 534.646 inscritos em todo o Estado, apesar da queda na quantidade de estudantes que irão participar do Enem neste ano.

Em 2018, Juiz de Fora teve 19.418 inscritos, número superior ao apontado neste ano e que alinha a cidade à queda observada nacionalmente na quantidade de concorrentes. Em todo o Brasil, foram 5,1 milhões de inscrições em 2019, queda de 7% em relação ao ano passado, quando 5,5 milhões de pessoas mostraram interesse em prestar o Exame. Em Minas Gerais, à frente de Juiz de Fora no número de inscritos estão Belo Horizonte, com 87.368; Uberlândia, com 22.884; e Montes Claros, com 19.361.

Perfil dos candidatos

Seguindo a tendência dos anos anteriores, as pessoas do sexo feminino são maioria entre os inscritos, com 3.031.798, quase um milhão acima do número de presenças masculinas, que contam 2.063.510 candidatos. Com relação à cor/raça, pardos, brancos e negros aparecem com, respectivamente, 2.364.084, 1.831.795 e 648.319 postulantes.

Entre as faixas-etárias mais presentes no certame, os estudantes abaixo de 21 anos concentram a maior parte dos candidatos: 21,8% do total. Por se tratar de um exame visado principalmente por ser um portão de entrada para o ensino superior, chama a atenção o número de pessoas com 60 anos ou mais que se inscreveram, representando 9.846 postulantes.

Do total de participantes, 2.980.502 não precisaram custear a taxa de inscrição, definida, neste ano, em R$ 85. A gratuidade é direito de concluintes do ensino médio na rede pública em 2019, bem como a de outros dois grupos socioeconômicos definidos em edital.

O Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio é realizado anualmente em território brasileiro e é o principal modo de ingresso ao ensino superior no país. O Enem avalia o desempenho dos estudantes permitindo o acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e a determinadas instituições portuguesas de ensino. O Financiamento Estudantil (Fies) é outro programa que utiliza o exame como método de avaliação.

Datas

Em outubro serão disponibilizados, na página de cada participante, o cartão de confirmação da inscrição constando, também, os devidos locais de realização do exame. As provas de linguagens, redação e ciências humanas serão realizadas no dia 3 de novembro; e, no dia 11 do mesmo mês, ocorrerá a aplicação dos testes de matemática e ciências da natureza. A divulgação do gabarito oficial está prevista para o dia 13 de novembro, e das notas individuais, para janeiro de 2020, em data ainda a ser divulgada.

O post Juiz de Fora tem mais de 17 mil estudantes inscritos no Enem apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: