Juiz-forana completa 100 anos e é saudada com buzinaço no Manoel Honório

A centenária dona Filinha recebeu muitos parabéns de quem passava pela Rio Branco (Foto: Bruna Souza Bernardino)

Com a pandemia causada pela Covid-19, duas famílias de Juiz de Fora encontraram maneiras de improvisar na comemoração de dois idosos que sopraram mais uma velinha neste fim de semana. O desafio era festejar datas tão especiais sem colocar em risco a saúde de todos, principalmente dos patriarcas da família. E o resultado, conforme os familiares, foi ainda mais emocionante do que o planejado.

No Manoel Honório, na Zona Nordeste de Juiz de Fora, Dona Filinha completou 100 anos neste domingo (18). A senhora, que mora há 75 anos no bairro, é uma figura afetiva para muitos da vizinhança. Em conversa com Vera, uma das filhas da centenária moradora da Avenida Rio Branco, ela contou que a família sonhava em comemorar o centenário de Dona Filinha em um salão de festas, mas se juntou e, em 15 dias, organizaou uma comemoração emocionante para a matriarca da família.

Sem poder contar com salão de festas, calçada da casa foi palco da comemoração improvisada (Foto: Bruna Souza Bernardino)
Mais nova centenária da cidade distribuiu beijos para todos que passavam pela Rio Branco (Foto: Bruna Souza Bernardino)

“O aniversário começou com a visita de Dom Gil e do padre da Igreja Sagrado Coração, que deram, além da benção e da comunhão, um lindo terço de presente para a mãe”, comentou Vera. Mais tarde, Dona Filinha ganhou uma caixa com bolos e doces e, para poder ver – mesmo que de longe – os parentes e amigos, a família organizou um altar na entrada da casa. “A comemoração virou um evento, todo mundo que passava de ônibus e carro buzinava para a mãe, desejando feliz aniversário. Muita gente falava ‘eu não acredito que a senhora está fazendo 100 anos’. Ela amou. Mandava beijo e dava tchau para todos da rua”, emociona-se a filha. O momento mais marcante, ainda segundo Vera, aconteceu por volta das 19h, quando Dona Filinha ganhou uma queima de fogos, e a família a saudou com os parabéns.

Família Miranda celebra 99 anos de senhor Pedro

A família Miranda é numerosa, unida e adora comemorações. Em agosto deste ano, Dona Maria comemorou 97 anos, e os parentes, respeitando o isolamento social, organizaram uma carreata para festejar a data. “Agora era a vez de comemorar o aniversário do meu avô Pedro, e precisávamos surpreendê-lo, pois ele, animado que só, também esperava uma surpresa tal como a da minha vó”, brinca a neta Cássia Miranda. “E não era qualquer data. Íamos comemorar seus 99 anos.” Ainda segundo ela, a ideia inicial era de montar uma mesa no quintal da casa com o tema pescaria, uma das paixões do aniversariante. Mas, seguindo os protocolos, a família se animou e fez um pouco mais.

Dona Maria, com 97 anos, e Senhor Pedro, agora com 99, receberam familiares e vizinhos (Foto: Arquivo Pessoal)

Para Cássia, um dos momentos mais emocionantes foi quando 99 balões de gás hélio com sementes foram soltos. “Queríamos simbolizar o agradecimento pela vida do vô Pedro, espalhando a alegria dele de viver por Juiz de Fora afora”. Como o ilustre casal mora há mais de 50 anos no mesmo endereço, o lado de fora da casa foi decorado não só pela presença da família, mas também dos vizinhos, que, mesmo de longe, também deram um jeitinho de celebrar o aniversário do quase centenário morador do Vila Ideal.

Um dos momentos mais emocionantes foi quando 99 balões de gás hélio com sementes foram soltos. (Foto: Arquivo Pessoal)

O post Juiz-forana completa 100 anos e é saudada com buzinaço no Manoel Honório apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar