Juiz-foranos poderão demandar a PJF pela internet

A partir da próxima segunda-feira (15), os juiz-foranos poderão solicitar serviços, documentos, ações de zeladoria e todas as demandas, que atualmente são feitas presencialmente no Espaço Cidadão, através da internet. Em coletiva de imprensa on-line nesta sexta-feira (11), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) apresentou a plataforma digital “Prefeitura Ágil”, por meio da qual os cidadãos poderão efetuar e acompanhar solicitações.

A plataforma estará disponível no site da PJF. Para utilizá-la será necessário fazer um cadastro gratuito. Com o uso da ferramenta, a expectativa do Município é ampliar o atendimento aos cidadãos, reduzir despesas e dar celeridade aos processos.

O subsecretário de Tecnologia da Informação, Fábio Araújo, explicou que a ferramenta permitirá o encaminhamento de solicitações da população 24 horas, o que irá contribuir para um “aumento significativo” dos atendimentos. “Vamos abrir as portas digitais para os cidadãos. Não haverá limite para a entrada de demandas.”

Durante a coletiva, a prefeita Margarida Salomão (PT) destacou a importância de garantir o atendimento on-line no momento em que Juiz de Fora segue regras mais restritivas para conter o avanço da Covid-19.

Na quinta-feira (11), o município foi inserido pelo Estado na Onda Roxa do programa Minas Consciente.

“A plataforma responde a um dos nossos compromissos de campanha, que é o cidadão ter mais facilidade de acesso aos serviços da Prefeitura. Passar do papel para o fluxo eletrônico é uma mudança cultural muito importante num momento tão triste e doloroso como este que estamos passando.”

Ainda não há estimativa sobre a economia que a plataforma poderá gerar aos cofres públicos. “Vamos economizar em papel, tinta e todos os custos relativos ao processo comum”, informou a secretária de Transformação Digital e Administrativa, Ligia Inhan. Com o avanço da digitalização, o Município também espera reduzir as despesas com locação de espaços para o armazenamento de documentos.

Atendimento presencial

No site da PJF serão disponibilizadas orientações sobre o uso da ferramenta. “O cidadão terá todo suporte com tutoriais explicando o passo a passo o uso da plataforma”, adiantou o secretário de Comunicação Márcio Guerra.

A criação da “Prefeitura Ágil” não implica na descontinuidade do atendimento presencial realizado no Espaço Cidadão. Quem não tem acesso à internet poderá realizar as demandas pessoalmente, conforme o funcionamento do serviço mediante às regras de enfrentamento à Covid-19 estabelecidas para a cidade.

O post Juiz-foranos poderão demandar a PJF pela internet apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar