Juiz-foranos vão às ruas vacinar cães e gatos neste sábado

vacinar
Daiana segura sua cachorrinha, Édith Piaf, para receber a imunização (Foto: Fernando Priamo)

Neste sábado (24), cães e gatos da região urbana de Juiz de Fora foram vacinados contra a raiva. A expectativa do Setor de Zoonoses da Prefeitura é de vacinação de cerca de 50 mil animas de estimação, entre 8h e 17h, nos 96 postos de imunização, previstos para funcionamento nas Unidades Básicas de Saúdes (UBSs), praças públicas, centros comunitários, escolas e campos de futebol. Quem saiu para levar seu bichinho para tomar a dose teve que seguir a orientação de usar máscara e ficar atento quanto ao distanciamento físico nas filas. Essas são medidas necessárias para a prevenção da Covid-19, assim como o álcool gel disponível nos pontos de vacinação.

A empresária Daiana Vítor, 32 anos, moradora do Bairro Granbery, na região central, levou sua cadela, Édith Piaf, de 4 anos, para ser imunizada no posto de vacinação da praça do Bairro Bom Pastor. “Foi tudo muito tranquilo. Minha cachorra parece que nem sentiu”, disse, fazendo referência à aplicação da dose por meio de agulha. Sobre a importância da imunização, Daiana ressaltou: “Já tive conhecidos que perderam o seu cãozinho por motivo de doenças. Então, é fundamental ter esse cuidado com nossos animais queridos”, disse.

Daiana aproveitou a oportunidade para dizer que a iniciativa da vacinação é boa, mas fez uma solicitação para a próxima campanha. “Devo observar que sempre é divulgado uma lista com os locais de vacinação, mas ela não é seguida à risca. Tive que colocar a Édith no carro e peregrinar para encontrar um posto.”

A antirrábica é indicada para cães e gatos com mais de 3 meses de idade. Não há contraindicação para a vacina, mas animais que estão doentes ou em algum tipo de tratamento só devem ser imunizados depois da recuperação, porque, desta forma, a resposta do sistema imunológico deve ser mais eficiente.

Também não é recomendável aplicar a vacina antirrábica em cadelas e gatas que estejam prenhes ou que tenham tido filhotes recentemente.

Prevenção contra a Covid-19

Os juiz-foranos que desejarem levar os animais para a vacinação antirrábica, mas pertencem ao grupo de risco do coronavírus, são orientados a evitar aglomerações durante a imunização. “Recomendamos às pessoas que pertencem aos grupos de risco a pedirem a algum parente ou amigo, que tenha familiaridade com o animal, para levá-lo a um posto de imunização. Se não for possível, o tutor deve comparecer tomando todos os cuidados”, orienta o supervisor do controle de zoonoses da PJF e coordenador da campanha de vacinação antirrábica, José Geraldo de Castro.
Ele também aconselha os tutores a higienizarem as patas dos animais ao chegarem em casa, após a vacinação, como medida de prevenção ao coronavírus. “Assim como nós temos mantido o cuidado de trocar as roupas, tomar um banho e trocar os calçados, é recomendável que a desinfecção das patas dos animais seja feita, se possível, com produtos específicos para eles.”

O post Juiz-foranos vão às ruas vacinar cães e gatos neste sábado apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: