Luta antimanicomial é tema de debate em mostra juiz-forana

No mês da luta antimanicomial, o evento “‘Lugar de quê” na Luta Antimanicomial” exibirá documentário juiz-forano e promoverá debate sobre a causa. A exibição ocorre nesta quarta-feira (22), às 19h30, no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM). Estarão presentes profissionais, usuários e professores da rede de saúde mental

O documentário “Lugar de quê?”, de direção de Karina Orquidia, apresenta os depoimentos daqueles que mais podem testemunhar sobre o tema: os usuários da Rede de Saúde Mental de Juiz de Fora. A obra foi feita por meio da Lei de Incentivo à Cultura Murilo Mendes (Funalfa) e foi desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Cinema e Audiovisual (IAD/UFJF).

O mês da luta antimanicomial visa tornar público o movimento de resgate da autonomia daqueles que, anteriormente conceituados como “loucos”, viviam uma existência de exclusão nos hospitais psiquiátricos. O movimento visa pôr fim às práticas de controle da saúde de pacientes portadores de sofrimento psíquico pela via da exclusão familiar e social em internações hospitalares.

O documentário recebeu o prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular no Festival Primeiro Plano de 2018. Já foi exibido também na II Mostra Arandu de Filmes Etnográficos (Mamanguape – PB), ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual 2018 (Rio de Janeiro – RJ), II Cine Birita! (São Paulo – SP), 17ª Mostra de Audiovisual Universitário da América Latina (Cuiabá – MT), Festival Primeiro Plano 2018 – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades, e no 4º Toró – Festival Audiovisual Universitário de Belém.

 

Por Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar