Mais de 90% dos idosos foram vacinados contra influenza em JF

A primeira fase da campanha de vacinação contra a gripe influenza, voltada para os idosos, termina nesta quarta-feira (15), mas o público-alvo imunizado em Juiz de Fora atingiu a meta do Ministério da Saúde. De acordo com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (SS/PJF), 90% da população da cidade com idade igual ou superior a 60 anos estiveram nos postos de vacinação desde o último dia 23 de março, justamente o objetivo traçado pela pasta federal. Entre os profissionais da saúde, outro grupo atingido na primeira fase, a taxa de imunização foi de 72%.

A vacina segue ofertada aos idosos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Pronto Atendimento Médico (PAM) Marechal ou no Departamento de Saúde do Idoso (Rua Batista de Oliveira 943, Centro). A imunização é trivalente, ou seja, protege contra os três subtipos do influenza: H1N1, H3N2 e B. Ela é contraindicada apenas para quem tem histórico de reação grave anterior ou alergia grave a ovo de galinha.

Últimas fases de imunização

Na segunda fase, que inicia na quinta-feira (16) e vai até 9 de maio, os atendidos são os profissionais das forças de segurança e salvamento, motoristas e cobradores de transporte coletivo e doentes crônicos. Os caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo deverão apresentar sua carteira de habilitação, categoria D ou E. Os cobradores, por sua vez, devem apresentar a carteira de trabalho; por fim, os doentes crônicos devem levar a prescrição médica.

Após o dia nove de maio, na terceira fase, as crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós-parto, professores das escolas públicas e privadas, além de portadores de condições especiais passam a ser o público imunizado. Essa fase vai até o dia 22 de maio.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar