Manifestação pede revogação de exoneração de diretores da rede estadual de ensino

Na manhã desta quarta-feira (30), professores e trabalhadores em educação realizaram uma manifestação contra a exoneração de diretores de três escolas estaduais de Juiz de Fora. O ato ocorreu em frente à Escola Estadual Batista de Oliveira, uma das instituições afetadas com a decisão do Governo de Minas Gerais que, no último sábado (26), desligou os profissionais do cargo devido à não participação em um curso oferecido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG). 

Durante o protesto, um carro de som do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação em Minas Gerais (Sind-UTE/Subsede Juiz de Fora) circulou pelas proximidades da instituição. Conforme a categoria, devido à pandemia e o regime de isolamento social, a ideia é conscientizar a comunidade escolar quanto às solicitações da manifestação.

Como havia sido noticiado pela Tribuna, dez instituições tiveram seus representantes exonerados em todo o estado. Entretanto, este número seria acima de 30 escolas, conforme informado pela representação sindical. Além da Batista de Oliveira, as escolas estaduais Ali Halfeld e Coronel Antônio Alves Teixeira também tiveram seus diretores desligados em Juiz de Fora. 

As exonerações teriam ocorrido em virtude da não participação dos servidores em um curso a distância de gestão escolar, ofertado pelo Estado no segundo semestre de 2019. De acordo com o Sind-UTE, um ofício foi encaminhado às instituições estaduais informando que o mesmo seria desenvolvido em três módulos, de agosto a novembro. O documento não apontava caráter obrigatório, entretanto, as escolas teriam recebido um comunicado neste sentido enquanto o curso já estava sendo realizado.

Desde a publicação de exoneração dos diretores no Diário Oficial de Minas Gerais, a comunidade escolar das instituições juiz-foranas vem se mobilizando contra a decisão. Além do ato realizado na manhã desta quarta, um abaixo-assinado on-line pede o cancelamento do desligamento de um dos profissionais, informando que a solicitação parte de um desejo manifestado em reunião extraordinária do colegiado da comunidade escolar. Uma nota de repúdio também circula pelas redes sociais em objeção à exoneração de outro educador, reforçando que o mesmo “foi eleito democraticamente pela comunidade escolar com quase 80% dos votos”.

A Tribuna entrou em contato com a SEE e aguarda retorno.

O post Manifestação pede revogação de exoneração de diretores da rede estadual de ensino apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar