Massa de ar seco mantém tempo estável na chegada do inverno em JF

O fim de semana que marca a virada do outono para o inverno no Hemisfério Sul será de temperaturas estáveis em Juiz de Fora, sem previsão de chuva e com tempo seco. Neste sábado (20), o dia terá céu nublado a parcialmente nublado com nevoeiro ou névoa úmida ao amanhecer. Segundo o 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia, as temperaturas devem variar entre 12 a 25 graus, mesma projeção traçada também para o domingo. Nesta sexta, os termômetros marcaram mínima de 12 graus e máxima de 24.

Expectativas para o inverno

Previsto para se estender até 22 de setembro, este ano o inverno em Minas Gerais deve ter chuvas escassas nos meses de junho, julho e agosto, dentro da média normal esperada para o período. Em setembro, normalmente, ocorrem as primeiras pancadas de chuva, sinalizando o fim da estação seca, podendo haver queda de granizo em locais isolados do Estado.

Já as temperaturas tendem a superar a média histórica, porém, em casos de atuação de massas de ar frio de intensidade moderada a forte, as temperaturas podem sofrer uma queda mais acentuado em todo Estado.

A estação é considerada a mais seca do ano na região Sudeste do Brasil, no que se refere à distribuição de chuvas. Isso porque o Anticiclone do Atlântico Sul, principal sistema meteorológico atuante,  dificulta o desenvolvimento de nuvens na região.

“Eventualmente, teremos a passagem de frentes frias, seguidas por massas de ar frio de origem Polar que, dependendo da sua trajetória e intensidade, provocam declínio acentuado de temperatura de um dia para o outro e persistência de temperaturas amenas por dias consecutivos, os denominados episódios frios. Um dos aspectos meteorológicos que se observa durante o inverno é a inversão térmica que causam nevoeiros ao amanhecer e, devido à baixa umidade, ocasionam névoa seca à tarde. Nesta época do ano, devido à estiagem prolongada, os índices de umidade relativa do ar sofrem acentuado declínio, atingindo frequentemente níveis abaixo de 30% no período da tarde, na maioria das regiões do Estado”, explica o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) através de boletim.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar