Mês de Conscientização aos celíacos tem programação especial

Maio é o Mês de Conscientização sobre a Doença Celíaca, que tem como destaque o Dia Internacional do Celíaco, celebrado no terceiro domingo do mês de maio. O objetivo é divulgar a doença celíaca para a sociedade e chamar a atenção dos diversos segmentos públicos e privados a qual a alimentação e a inserção social estão relacionadas.

Nesta quinta (18) acontecerá a primeira edição do Café Sem Glúten, no Espaço Manufato, organizado pela jornalista e blogueira Laila Hallack. Além de divulgar informações sobre o tratamento da doença, a iniciativa busca promover um encontro entre celíacos e pessoas que tenham interesse na alimentação sem glúten. Os interessados em participar do evento podem adquirir o ingresso pelo site.

A doença

A doença celíaca caracteriza-se pela intolerância ao glúten, que é uma proteína encontrada naturalmente no trigo, cevada, centeio e seus subprodutos como malte, farinha de rosca, etc. A aveia pode conter glúten devido ao seu processo de cultivo e processamento. O paciente pode apresentar com um ou vários sintomas como diarreia crônica (que dura mais do que 30 dias), prisão de ventre, anemia, falta de apetite, vômitos, emagrecimento ou obesidade, atraso no crescimento, humor alterado (irritabilidade ou desânimo), distensão abdominal (barriga inchada), dor abdominal e aftas de repetição.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora / MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: