Militares de Juiz de Fora passam a usar boina de cor cinza

Desde a última terça-feira (30), os militares do 10º Batalhão de Infantaria Leve (10º BIL), sediado no Bairro Fábrica, Zona Norte de Juiz de Fora, passaram a usar boina de cor cinza. O novo acessório, que caracteriza os militares que operam em terrenos de montanha, será usado apenas pelas tropas subordinadas à 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), que incluem todos os quartéis de Juiz de Fora, Santos Dumont, Petrópolis e a Companhia de Comunicações de Belo Horizonte. A mudança na cor da boina, que até então era verde-oliva, marca mais uma etapa no processo de reconhecimento da Brigada nas atividades relacionadas ao montanhismo, sendo a única do país vocacionada para operar em ambientes de montanha.

O 10º BIL, que completou 270 anos em fevereiro deste ano, forma desde 1982 os escaladores militares da guarnição de Juiz de Fora e Santos Dumont. “O montanhismo militar tem 40 anos no Exército Brasileiro, 37 em Juiz de Fora. A boina já marca um símbolo de prontidão. Geralmente, é a última peça que o militar coloca ao fardar, o que mostra que ele está pronto para mais um dia de trabalho. É um orgulho para nós usar a nova boina. A mudança para o cinza vai nos diferenciar e criar um espírito nos soldados que nos fará ser ainda melhores”, disse o comandante do batalhão, coronel Guilherme Motinha.

A cerimônia também coroou o fim do período básico de instrução dos recrutas que ingressaram este ano no batalhão. Durante semanas de treinamento, os soldados do efetivo variável passaram por instruções de técnica de sobrevivência, de orientação em campanha, de progressão em combate, de primeiros-socorros em campanha, de combate a baioneta e de transposição de curso d’água. Além disso, atributos da área afetiva, como coragem, liderança, abnegação, camaradagem e espírito de corpo foram desenvolvidos, tudo com a finalidade de compor os ingredientes da formação de “espírito do combatente de montanha”.

O post Militares de Juiz de Fora passam a usar boina de cor cinza apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: