Militares fazem exercício de capacitação para atuar em missões da ONU

Divulgação/4 Brigada de Infantaria Leve (Montanha)

 

Cerca de 500 militares da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha) participam nesta semana da fase final de um treinamento que irá capacitá-los para atuar em países onde o Exército Brasileiro participa de missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU). O curso está sendo ministrado pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), sediado no Rio de Janeiro, e compreende treinamentos em vários pontos de Juiz de Fora. Na manhã desta terça-feira (6), o grupo atuou em uma simulação de conflito na qual os soldados precisavam conter manifestantes que bloqueavam uma via. A atividade aconteceu no Bairro Benfica, Zona Norte, e chamou a atenção da população.

De acordo com o comandante da atividade, major Orlando Marin, antes dos exercícios práticos, a tropa, que é formada por militares de Juiz de Fora, São João del-Rei, Belo Horizonte e Petrópolis, participou de instruções ministradas por militares do CCOPAB. As aulas ocorreram em Juiz de Fora, em março deste ano, com instruções de CPTM (Core Pre-deployment Training Materials), que engloba assuntos como estrutura legal das Nações Unidas, direitos humanos, proteção a criança, mulher, paz e segurança, exploração e abuso sexual, meio ambiente, logística e regra de engajamento. “Após esta primeira etapa, os militares que foram capacitados aqui repassaram os conhecimentos às tropas de seus batalhões de origem”, comentou o oficial.

Segundo ele, os exercícios práticos, que tiveram início na segunda-feira (5) e terminam na próxima quinta (8), são simulações de incidentes que podem ocorrer durante as missões de paz. Na atividade desta terça, a simulação foi com um pelotão que patrulhava uma área e acabou se deparando com manifestantes bloqueando uma via. Em determinado momento, o grupo de manifestante atacou os soldados, que precisaram reagir para conter o tumulto e também liberar a via. O tenente Victor Assis, que é do 32º Batalhão de Petrópolis, foi quem comandou os homens na simulação. Segundo ele, a decisão de como agir nas situações de conflitos são pautadas em um manual da ONU e depende do cenário que encontram. “Na situação de hoje, por exemplo, os manifestantes nos atacaram com pedras e água. Se atirássemos contra eles, o efeito colateral seria muito grande. Nos respaldamos com o uso da munição não letal para conseguir controlar a situação”, disse o oficial.

 

Divulgação/4 Brigada de Infantaria Leve (Montanha)

 

Além da contenção de manifestantes, eles simularão durante esta semana acidentes com vítimas civis e militares, escolta de autoridades e segurança de estruturas, entre outros. “Esta tropa vai estar preparada para compor o Sistema de Prontidão de Capacitação de Manutenção da Paz das Nações Unidas e fica à disposição do Governo, que pode acioná-la a qualquer momento caso haja necessidade”, explicou o major Marin, acrescentado que, no caso de acionamento pelo Governo, os militares passam por uma terceira etapa do treinamento, para se adequarem ao cenário que encontrarão no país para o qual serão enviados.

A 4ª Brigada já participou de missão de paz no Haiti e atualmente há militares de Juiz de Fora em outros países. Tropas brasileiras estão presentes hoje no Haiti, Saara Ocidental, República Centro-Africana, Sudão do Sul, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Chipre e Libéria. Do dia 19 ao dia 23 de junho, a Tribuna participará, a convite do CCOPAB, de um estágio para jornalistas em áreas de conflito. O curso prepara profissionais da mídia para exercerem suas funções em ambientes hostis.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora / MG

6 comentários em “Militares fazem exercício de capacitação para atuar em missões da ONU

  • Avatar
    20 julho , 2019 em 07:33
    Permalink

    If some one desires expert view concerning blogging then i
    advise him/her to pay a quick visit this webpage, Keep
    up the nice job.

  • Avatar
    16 julho , 2019 em 11:12
    Permalink

    I’m very pleased to discover this great site. I want to to thank
    you for ones time for this wonderful read!! I definitely liked every little bit of it and
    I have you saved to fav to check out new things on your website.

  • Avatar
    5 junho , 2019 em 13:20
    Permalink

    Hi! This post could not be written any better!
    Reading this post reminds me of my good old room mate!
    He always kept talking about this. I will forward this post to him.
    Pretty sure he will have a good read. Thanks for sharing!

  • Avatar
    4 junho , 2019 em 21:44
    Permalink

    Its like you read my mind! You seem to know so much about
    this, like you wrote the book in it or something.

    I think that you can do with some pics to drive the message home a bit, but instead of that,
    this is excellent blog. An excellent read. I’ll certainly be back.

  • Avatar
    4 junho , 2019 em 16:17
    Permalink

    It’s truly very difficult in this busy life to listen news on TV, so I
    simply use world wide web for that reason, and obtain the latest
    information.

  • Avatar
    30 maio , 2019 em 09:07
    Permalink

    continuously i used to read smaller posts that also clear their motive, and that
    is also happening with this piece of writing which I
    am reading at this time.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: