Morador do Educandário Carlos Chagas cria rótulo para cerveja artesanal

Vivendo na instituição desde o primeiro dia de vida, Juca já desenhou diversos quadros que decoram as paredes do Educandário (Foto: Marcelo Ribeiro)

Pelas mãos de José Rodrigues de Jesus, mais conhecido como Juca, o papel em branco vira arte. O talento para o desenho foi descoberto na infância e, desde então, colore quadros nas paredes do Educandário Carlos Chagas, despertando a curiosidade de quem visita o local. Aos 57 anos, mas com a alma de uma criança, muito mais pelo carisma que transmite do que pelas próprias condições impostas pela oligofrenia, um tipo de deficiência que afeta o desenvolvimento mental, ele sabe que é um grande artista. E como tal, verá sua obra alcançar um público cada vez maior a partir de agora. No último dia 23, foi lançada a cerveja Premium do Mr. Tugas que tem como rótulo a arte de Juca .

Ao longo dos anos, os desenhos de Juca encheram de cores não só as paredes do Educandário, onde vive desde o primeiro dia de vida, mas também os olhos de muitos admiradores. Dentre estes, a promotora de eventos Anne Dias, que há três anos trabalha como voluntária no local. “Quando alguém chega, ele convida para ver os desenhos. Fiquei apaixonada desde a primeira vez que vi. Ele é realmente muito talentoso.” Foi assim que ela teve a ideia de divulgar o trabalho do artista. “Realizamos quatro exposições nas quais ele teve a oportunidade de apresentar e, também, vender a arte dele.”
O último evento foi um jantar beneficente no Mr. Tugas, quando surgiu a proposta de que uma cerveja da marca tivesse o rótulo com a arte de Juca.

 ”
data-cycle-speed=”750″
data-cycle-caption=”#gslideshow_captions”
data-cycle-caption-template=”{{cycleCaption}}”
>

desenho-3

desenho-1

desenho-2

<
>
Vivendo na instituição desde o primeiro dia de vida, Juca já desenhou diversos quadros que decoram as paredes do Educandário (Fotos: Marcelo Ribeiro)

“A bebida já está à venda, e parte do recurso arrecadado será destinada ao Juca. Por isso, o rótulo foi colocado em uma cerveja que é mais acessível”, explica Anne. A assessoria do Mr. Tugas explica que a cerveja que está sendo comercializada é estilo Premium de 600 ml. “Ela está à venda na loja, e 40% do valor das vendas será revertido ao educandário.”

Para o fundador do Mr. Tugas, Hugo Siqueira, a parceria é especial. “É sempre inspirador acompanhar a arte do Juca. Convidamos todos os nossos amigos e clientes a comprarem a cerveja e auxiliar a instituição, que faz um trabalho tão bonito e necessário.” Na avaliação da assistente social do Educandário Carlos Chagas, Ana Eliza Itaborahy, é uma oportunidade de valorização capaz de promover o aumento da autoestima e a melhoria da qualidade de vida de Juca. “A divulgação do talento faz com que ele se sinta valorizado enquanto pessoa e artista”, enfatiza.

“Embora o objetivo principal não seja o lucro, toda renda obtida vai para o Juca. A Anne o leva ao shopping para escolher o que quer, o que também é um momento muito especial para quem vive em situação de abrigo. Ele já comprou TV, armário e molduras para os quadros dele.”

Sobre o Educandário

Fundado em 1932, o Educandário Carlos Chagas é uma instituição filantrópica que acolhe pessoas com deficiência mental em situação de abandono. Atualmente cerca de 30 pessoas são assistidas pelo educandário. Quem quiser contribuir com doações pode entrar em contato pelo telefone (32) 2101-7500 e verificar quais os itens são necessários no momento.

O post Morador do Educandário Carlos Chagas cria rótulo para cerveja artesanal apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: