Obras do novo Fórum devem ser concluídas até início de 2022

Nova sede do Fórum terá sete pavimentos e estacionamento com capacidade para 219 veículos (Foto: Leonardo Costa)

O edifício que sediará o Fórum da Comarca de Juiz de Fora deverá ficar pronto até janeiro de 2022. A previsão foi feita pela diretora do Fórum, Raquel Gomes Barbosa. Até o momento, foram empregados recursos da ordem de R$ 15 milhões nas obras. No total, até a conclusão do projeto, são estimados dispêndios de R$ 65 milhões. Na fase atual dos trabalhos, estão sendo executados pela equipe responsável os serviços de alvenaria e a parte elétrica de um dos blocos do edifício.

Segundo a diretora do Fórum, a expectativa para conclusão até o início de 2022 já inclui a possibilidade de imprevistos que atrasam a construção. Até o momento, todos os pavimentos do bloco B já foram levantados, e a fase de alvenaria e a parte elétrica já estão adiantadas. “O Bloco B alcançou o último pavimento. Acima dele, ainda há um pavimento técnico, onde ficam a caixa de máquinas e ferramentas. O Bloco A está no terceiro pavimento, e a parte estrutural será concluída até dezembro”, explica Raquel.

Mudança no prazo
As obras do novo Fórum iniciaram o ano no estágio de construção de pilares, inclusive com o levantamento das paredes, fases já concluídas. Em pouco mais de dois anos de obras, duas intercorrências paralisaram os trabalhos e atrasaram as obras. Em 2018, o atraso ocorreu por um problema no cercamento da área, por conta de uma via que passava pelo terreno. Já em junho de 2019, o problema ocorreu na fase de edificação, gerando uma paralisação de 30 dias nas obras.

Inicialmente, em dezembro, a direção não havia alterado o prazo para a conclusão das obras, que era junho de 2021. Agora, após revisão, a estimativa aumentou em seis meses apesar de, segundo a diretora, não ter havido nenhuma nova intercorrência desde o ano anterior.

Câmara aguarda conclusão

A Câmara Municipal também aguarda a conclusão do novo edifício, uma vez que ela deixará o Palácio Barbosa Lima para se instalar no Edifício Benjamin Colucci, onde hoje funciona o Fórum. A transição ocorrerá após a finalização da construção do prédio da Avenida Brasil, em acordo firmado entre Judiciário e Executivo. Não ficou acertado, porém, um prazo máximo para que o atual espaço ocupado pelo Legislativo seja disponibilizado, ficando condicionado ao término das obras do novo Fórum.

A nova sede do Fórum terá sete pavimentos e estacionamento com capacidade para 219 veículos. Ao todo, poderá abrigar até 40 varas, numa área de cerca de 21 mil metros quadrados. No espaço deverão ser erguidas, também, estruturas auxiliares, como bicicletário.

O post Obras do novo Fórum devem ser concluídas até início de 2022 apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: