On-line, Gappa inicia semana de conscientização sobre o autismo

Camisas trazem estampas especialmente produzidas para o evento autista (Foto: Acervo Pessoal)

O Grupo de Apoio a Pais e Profissionais de Pessoas com Autismo (Gappa) inicia, nesta segunda-feira (30), de forma on-line, a Semana de Conscientização sobre o autismo. O evento, que é tradicional na cidade, teve que deixar de ser realizado de maneira presencial, em razão da pandemia provocada pelo coronavírus (Covid-19), a fim de assegurar a proteção de seus participantes.

De acordo com a presidente do Gappa, Ariene Menezes, a Semana estava prevista para ser realizada, de forma física, entre os dias 30 de março e 5 de abril, mas, para que não fosse cancelada, optou-se pela sua realização na internet. Assim, desta segunda até a próxima sexta, os profissionais que estavam na programação vão ministrar suas palestras, em transmissão ao vivo, pela página oficial do Gappa no Facebook.

A primeira a falar é a nutricionista Fernanda Azevedo, que vai abordar o tema “Deficiências nutricionais associadas ao autismo”, nesta segunda, às 20h. Todos dias, até o fim do evento, serão divulgados, no Facebook do Gappa, o nome do palestrante e os horários de realização das lives. “Como as palestras serão em forma de lives, não irão prejudicar os participantes e acredito que o acesso será ainda maior. Queremos manter as pessoas informadas e fazer o nosso papel de conscientização”, ressaltou Ariene.

Ainda segundo ela, para este ano, foram firmadas parcerias com as clínicas Toys e Passo a Passo, para a realização da Semana. “A Passo a Passo desenvolve um projeto com autistas, que é de estamparia de camisas, culinária e higiene pessoal, entre outros, e ficou responsável por produzir as camisas do nosso evento. Já a clínica Toys entrou ajudando com a doação de cem camisetas”, afirma Ariene, acrescentando que as vestimentas serão usadas pelos palestrantes durante as lives com a mensagem #juntospelainclusão. “Fazendo a divulgação dessas camisas, também estamos mostrando uma opção de futuro de trabalho para os autistas. Além disso, ao verem os palestrantes e integrantes do Gappa usando itens estampados por eles, isso representa empoderamento para eles (autistas)”, destacou a presidente do Gappa, que ainda lembrou que a passeata e o piquenique que faziam parte da programação presencial foram cancelados.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar