Operação Alerta Verde encerra programação da Semana do Meio Ambiente em JF

lixo-felipe

Vários itens tecnológicos estão sendo deixados em estande montado na Praça do Riachuelo (Foto: Felipe Couri)

A Semana Integrada do Meio Ambiente foi encerrada nesta sexta-feira (9) em Juiz de Fora com o lançamento da operação Alerta Verde, que visa alertar a população para os riscos e malefícios das queimadas, uma prática muito comum utilizada para a limpeza de lotes. A ação integra várias entidades ligadas ao meio ambiente, como o Corpo de Bombeiros, o Instituto Estadual de Floresta (IEF), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Polícia Ambiental e a Guarda Municipal. A primeira atividade aconteceu no Bairro Aeroporto, percorrendo a área limítrofe do Parque Municipal da Lajinha, onde foram realizadas vistorias de orientação.

“As queimadas, além de trazer prejuízos à natureza e à saúde, são consideradas crimes ambiental. Por isso é importante reforçar esse pensamento nas pessoas, ainda mais neste período de estiagem. Quando o assunto é o meio ambiente, nada pode ser feito sozinho”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Luis Cláudio Pinto. Para ele, a semana foi muito positiva para conscientizar a população sobre a preservação das áreas verdes e também agregar elementos para melhorar os serviços na cidade.

Para o secretário, um dos pontos mais importantes foi a assinatura do protocolo de intenção para o projeto Macaúba e também a entrega dos tomógrafos, que vão auxiliar o trabalho dos engenheiros florestais durante as análises das árvores no município. “Esta era uma demanda antiga e que, agora, trará mais segurança na hora de vistoriar as árvores e avaliar quando o corte é, de fato, necessário. Para se ter uma ideia, recebemos mensalmente cerca de cem solicitações desta natureza”, pontua.

Lixo eletrônico

O estande montado na Praça do Riachuelo, voltado para o recolhimento do lixo eletrônico, gerenciado pela E-Ambiental, empresa especializada em recolher esse material e encaminhá-lo para a destinação correta, segue funcionando neste sábado (10), das 9h às 13h. Segundo um dos sócios da empresa, Thiago Willian da Cunha, até a manhã desta sexta, mais de uma tonelada de lixo eletrônico foi entregue no local, em sua maioria, televisores, computadores, monitores, controles, rádios, pilhas e celulares. “Muita gente buscou agendar a coleta em suas casas. Na próxima semana, temos cerca de 60. Conseguimos passar muita informação, mas entendemos que muita coisa ainda precisa ser feita”, destacou. As coletas residenciais são gratuitas e podem ser marcadas por meio dos telefones (32) 3235-5769 ou (32) 98870-5022.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora / MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: