Parceria garante reflorestamento de área no Parque da Lajinha

“A vida é uma hemodiálise de amor. É com essa troca que conseguimos fazer um mundo melhor. Esse mundo começa quando pensamos na natureza que nos presenteia com afeto todo dia.” O pensamento é do responsável pela manutenção do Parque da Lajinha, há quase dez anos, José Fabiano de Rezende, onde, nesta quinta-feira (1º), foi oficialmente criado o “Bosque IOR”, destinado ao reflorestamento de cinco mil metros quadrados. Além disso, foi realizado o plantio simbólico de espécies nativas da Mata Atlântica.

Nesta quinta, as trilhas de Juiz de Fora, Lima Duarte e Conceição de Ibitipoca deixaram de ser o palco principal do Ibitipoca Off Road para dar lugar a uma ação voltada ao meio ambiente, fruto da parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur), o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a organização do IOR.

Ação terá início em 21 de setembro, Dia da Árvore, quando será feito o plantio de cerca de 60 espécies; plantio simbólico foi realizado nesta quinta (Foto: Vivia Lima)

A maior parte das mudas será plantada em 21 de setembro, Dia da Árvore, quando os órgãos irão assinar o acordo de reflorestamento, firmado em maio deste ano. Na ocasião, será feito, ainda, o plantio de cerca de 60 espécies, como Pau-Brasil, Pitangueira, Ipê Branco e Ameixeira, cedidas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). “Essas árvores têm sentido porque são frutos da emoção e da relação de vivência. O Ibitipoca Off Road provoca essa emoção. As pessoas transitam por lugares onde a natureza é de graça, livre e pura. A gente nem sempre reconhece. Ver esse plantio aqui no lugar que é, para mim, minha casa, me deixa feliz “, conta José Fabiano emocionado. “Aqui é meu mundo, minha terapia, minha vida”.

Compromisso com a natureza

No auge dos seus 30 anos, o rally fortalece seu compromisso com o meio ambiente e parte das mudas receberá os nomes dos campeões de todas as edições do enduro, desde 1990 a 2019. O veterano na competição Thanus Lancini, cuja participação ocorre desde a primeira edição, fala com orgulho de ter seu nome cravado na terra junto de uma muda. “Isso aqui tem tudo a ver com o Ibitipoca Off Road. Estamos homenageando a mesma natureza que fazemos uso, durante todo o ano, nestas trinta edições. Nada mais justo presentear a quem nos proporciona um esporte. Vou criar esta árvore com carinho, pois ela é fruto de muitas conquistas”, diz o vencedor do IOR por cinco vezes, uma delas, comemorada em 2006, na categoria principal, quando competiu com os melhores pilotos do país.

Já o titular em exercício da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur), Adair Elpes, aposta no projeto como ação pedagógica e de grande influência para o restante da população no que tange à consciência ambiental. Ele avalia que a plantação das mudas e o consequente reflorestamento equivalente a meio hectare trazem reflexos positivos à natureza e reverberam para outros meios. “Vivemos um momento em que o desmatamento é muito incisivo e precisa ser combatido. Tão importante quanto a ação é o conceito pedagógico que essa ação carrega e, a partir dela, é possível mobilizar toda a sociedade para a preservação não só das matas, mas dos nossos rios e cachoeiras.”

Representante do IEF em Juiz de Fora, José Maurício reforçou a importância do projeto e avaliou como substancial a área a ser replantada diante das inúmeras perdas ambientais que a cidade vem sofrendo. “São muitos incidentes e várias queimadas, tudo isso causa enorme impacto ambiental, alguns, inclusive, provocados pela ação humana.

Quando os ecossistemas sofrem impactos ambientais, geralmente a vegetação é o primeiro elemento da natureza a ser atingido, pois é reflexo combinado das condições naturais de solo, relevo e clima. Tomara que possamos reflorestar não só o Parque da Lajinha, mas os quatro cantos de Juiz de Fora.” Ele lembrou do impacto ambiental causado pelo fogo que atingiu cerca de 30 mil metros de vegetação do Morro do Cristo nesta quinta-feira. Segundo o coordenador do IOR, Manoel Resende, sempre existiu grande preocupação da equipe com a natureza e, diante deste princípio, foi dado a ela a tarefa de cuidar do meio ambiente. “Agora esse dever se concretiza em mais um ano de evento.”

Dia da Árvore

Também em 21 de setembro, junto com a assinatura do convênio de reflorestamento, será realizado o evento “IOR Sustentável”, com oficinas de artesanato reciclável, contador de histórias, ações de saúde e palestras interativas. Antes, dia 13, será realizada uma “Blitz Educativa”, em frente ao parque, com o objetivo de conscientizar a população sobre preservação e cuidados com o meio ambiente.

O post Parceria garante reflorestamento de área no Parque da Lajinha apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar