Parque Halfeld é fechado com gradis por tempo indeterminado

206 gradis cercam o tradicional cartão postal de Juiz de Fora; banca de jornal, no entanto, continuará funcionando (Foto: Leonardo Costa)

A manhã chuvosa já ajudou a afastar os frequentadores do Parque Halfeld, que foi cercado pela Prefeitura, neste sábado (21), por tempo indeterminado. A medida foi decretada a fim de evitar aglomerações, sobretudo de idosos, integrantes do grupo de risco do coronavírus (Covid-19). A Polícia Militar deu apoio à operação, que durou cerca de uma hora, para a instalação de 206 gradis ao redor do espaço público. Apenas a tradicional banca de jornal ficou livre das grades, espalhadas por 412 metros ao longo do principal cartão-postal da cidade, contornando desde a Avenida Barão do Rio Branco, passando pela Rua Halfeld, até a Santo Antônio e a Marechal Deodoro.

Moradores em situação de rua também costumavam utilizar o Parque Halfeld para passarem a noite e menos de dez deles permaneciam no local durante as primeiras horas da manhã. Logo que a instalação da cerca começou, no entanto, por volta das 8h30, eles deixaram o ambiente.

Proprietário da banca de jornal, Júlio Caruso aprovou o fechamento da área, demonstrando mais zelo com a saúde pública do que com seu próprio negócio. “Comecei a ficar preocupado com a quantidade de idosos no parque. Ontem (sexta) estava lotado, e muitos não queriam ir embora, mesmo com a abordagem da Guarda Municipal. Estão até travando as grades para o pessoal não retirá-las.” Ele mesmo foi obrigado a baixar as portas na sexta, mas a medida foi revista, já que o estabelecimento fornece serviços também considerados essenciais neste período, como informação e recargas para celulares, permitindo o acesso à internet para quem não tem wi-fi em casa.

Caruso contou possuir parentes no Sul da Itália, país que mais tem sofrido com a pandemia no mundo, que já deixou mais de quatro mil mortos e pelo menos 47 mil infectados na península europeia até a última sexta, quando o número de óbitos bateu novo triste recorde: 627 em 24 horas. A maioria dos falecimentos é de idosos ou de pessoas com outras patologias. “Até agora, acho que a ficha aqui (no Brasil) ainda não caiu mesmo para ninguém”, disparou o empresário. “Mas muitos amigos do comércio estão desesperados com as contas, como água, luz e IPTU. Muita gente não vai ter como pagar”, acrescentou Caruso sobre a situação econômica em razão das medidas tomadas pelas autoridades de fechar os serviços não considerados fundamentais, para menor propagação do coronavírus.

Gradis foram instalados por funcionários da Prefeitura na manhã deste sábado (Foto: Leonardo Costa)

Na última sexta-feira, a Tribuna já havia mostrado que, apesar das recomendações de isolamento social, muitas pessoas permaneciam no Parque Halfeld, historicamente utilizado para atividades de lazer, como jogos de cartas, principalmente pelos aposentados. Quem passou pelo local na manhã deste sábado pode ter estranhado o novo cenário, mas muitos entenderam o recado. A doméstica Ângela Maria Muller, 61 anos, logo comentou: “Acho uma boa iniciativa, porque os idosos são os mais atingidos (pela Covid-19) e ficam aí direto, assim como os moradores de rua.”

Conforme a Prefeitura, o cercamento está previsto no Decreto 13.897/2020, publicado pelo Executivo municipal na última quinta, prevendo o fechamento de parques.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar