PF deflagra operação sobre fraude na compra de insumos em JF

(Foto: Divulgação/Polícia Federal)

A Polícia Federal deflagrou a operação ‘Guaxinim’ para apurar a prática de crime de peculato em compras de insumos e equipamentos hospitalares para o combate à Covid-19. Na manhã desta quarta-feira (21), a corporação cumpre mandados de busca e apreensão em Juiz de Fora.

Informações preliminares da PF dão conta de que as investigações apontaram que uma mesma empresa foi contratada em caráter emergencial por meio da dispensa de licitação e mediante pagamento antecipado. A mesma teria fornecido máscaras cirúrgicas descartáveis e álcool etílico hidratado (70%) a preços acima do praticado no mercado.

Ainda de acordo com a PF, cálculos da Controladoria Geral da União mostraram que o superfaturamento chega a ser estimado em mais de R$ 700 mil, com preço sobrelevado de 56,25% a 73,61% acima da média do mercado. As apurações também constataram atraso na entrega dos produtos, que ainda não estariam de acordo com as especificações técnicas requeridas.

A Tribuna está acompanhando o caso e trará mais informações em breve.

Até 12 anos de reclusão

Os autores identificados pela operação devem responder por crime de peculato, previsto no artigo 312 do Código Penal. O mesmo refere-se a apropriação ou desvio de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, por um funcionário público. A pena pode chegar a 12 anos de reclusão e multa, caso haja condenação.

O post PF deflagra operação sobre fraude na compra de insumos em JF apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar