PJF lança página da Ouvidoria Geral do Município

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) disponibilizou nesta segunda-feira (16) a página da Ouvidoria Geral do Município. No espaço virtual, a população pode consultar relatórios, registrar reclamações, denúncias, sugestões, elogios e informações de caráter geral e participar de consultas públicas, entre outras atividades relacionadas aos serviços prestados no município. “É mais um passo dado pela Prefeitura, no compromisso de aproximar o cidadão das ações realizadas pela gestão municipal. A participação popular é fundamental para a construção de melhorias na cidade.”

Controladora-geral do Município, Marlene Bassoli, avalia que “se o cidadão é quem legitima o poder através do voto, ele também é o protagonista de todo o processo de cidadania, de fiscalização da gestão e da eficiência do serviço público. Para isso, temos o dever de disponibilizar ferramentas para a população fazer o seu papel fiscalizador. Um dos instrumentos que disponibilizamos é o Portal da Transparência – PJF de Portas Abertas.”

No mesmo sentido, o ouvidor-geral do Município, Diego Pessoa, ressalta que “o portal foi desenvolvido para consolidar e ampliar os canais de atendimento disponíveis ao cidadão, podendo ser acessado a partir de todo tipo de computador ou dispositivo móvel com acesso à internet, e, o mais importante, em qualquer local e horário. O objetivo é proporcionar maior participação social ao usuário”.

Serviços
Entre os canais disponibilizados na página da Ouvidoria estão o “Fala.BR”, plataforma que permite ao cidadão registrar manifestações através de sugestões, elogios, solicitações, reclamações ou denúncias; o “Portal da Transparência”, que possibilita o acompanhamento do uso dos recursos públicos; a “Lei de Acesso à Informação (LAI)”, sistema em que o usuário solicita, através do e-Sic, informações públicas não localizadas no “Portal da Transparência”; o “Portal de Serviços”, ferramenta de controle social que viabiliza a participação popular nas ações e programas da PJF; a “Ouvidoria do SUS de Juiz de Fora”, que recebe críticas e questionamentos quanto aos serviços e atendimentos prestados pelo SUS; e o “Colab.re”, aplicativo de zeladoria, onde o cidadão pode interagir com a Prefeitura em tempo real e de qualquer lugar, reportando informações em busca de melhorias.

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Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

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