PJF libera eventos e atividades físicas individuais

Após nova avaliação da situação epidemiológica municipal, o Fórum Municipal em Defesa da Vida da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) anunciou, nesta terça-feira (11), que a cidade vai permanecer na faixa vermelha do Juiz de Fora pela Vida por, pelo menos, mais uma semana. Entretanto, a atualização no protocolo da Administração Municipal agora permite a realização de eventos com até 40 pessoas, funcionamento de restaurantes e lanchonetes no interior de clubes e prática de atividades físicas que reúnam até duas pessoas por quadra.

De acordo com a PJF, os eventos devem respeitar os protocolos sanitários. Além disso, precisam ser autorizados pela Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur). Na faixa vermelha, a capacidade máxima é de 40 pessoas, incluindo o staff de organizadores, e 30% de ocupação do local. Na faixa laranja, o número máximo de pessoas sobe para 80, com 50% de ocupação. Por fim, na faixa amarela, a capacidade máxima sobe para 160 pessoas, com 60% de ocupação do espaço do evento. Em todas as faixas, deve ser respeitado o distanciamento de uma pessoa por metro quadrado.

A nova orientação atende a reivindicação do setor de turismo do município, que solicitava o retorno gradual. Em nota, o Fórum Municipal em Defesa da Vida destacou “a oportunidade que dá de diálogo permanente com os diversos setores, com o que, após avaliação da área de saúde e consulta ao Comitê Científico, é possível fazer mudanças pontuais em seus dispositivos gerais e/ou arranjos definidos nas faixas”.

‘Viés de melhora nas condições epidemiológicas’

Segundo o comunicado do Fórum, a permanência na faixa vermelha tem “viés de melhora nas condições epidemiológicas” do município. Em nota técnica, Juiz de Fora foi classificada como de “risco alto” após análise da taxa de ocupação de leitos, variação de casos confirmados e de óbitos ao longo da última semana e, por isso, foi mantida no segundo estágio de flexibilização do programa municipal.

Cada item avaliado possui uma pontuação que varia crescentemente, quanto pior a situação. A nota técnica atribuiu 20 pontos para o atual cenário do combate à pandemia no município. Juiz de Fora precisaria estar situada entre 10 e 18 pontos para progredir para a faixa laranja do programa municipal de retomada econômica.

A pontuação considerada alta ocorre mesmo após a diminuição de 18% em novas contaminações e novos óbitos registrados pela PJF, apontadas pela nota técnica. Foi apenas a terceira vez nas últimas oito semanas que os dados de novos casos variaram negativamente. A taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva segue sendo o principal fator a contribuir na manutenção da cidade na faixa vermelha, sendo responsável por 9 dos 20 pontos, por conta da saturação de 79%.

A cidade está estacionada na faixa vermelha do Juiz de Fora pela Vida desde o último dia 17 de abril, após o município progredir no Minas Consciente, o que permitiu à PJF ter maior autonomia para definir os rumos do combate à pandemia em território juiz-forano. A opção da Prefeitura, então, foi posicionar o município na faixa vermelha do programa, a segunda mais restritiva.

Situação da pandemia em Juiz de Fora

Até o boletim epidemiológico publicado na segunda-feira (10), até às 18h09, eram 379 internações simultâneas decorrentes da doença em Juiz de Fora, sendo 217 pacientes em leitos de enfermarias e 162 em leitos de cuidados intensivos. A situação tem apresentado melhoras graduais. Há uma semana, no último dia 4, eram 405 pessoas internadas simultaneamente por conta da Covid-19. Há duas semanas, no dia 27 de abril, o número de internações simultâneas pela doença era de 444.

Quanto aos números de casos e óbitos, entre os dias 26 de abril e 3 de maio, foram 1.571 contaminações e 83 óbitos em Juiz de Fora. Na semana seguinte, foram 998 casos confirmados de coronavírus e 64 mortes decorrentes da Covid-19.

O post PJF libera eventos e atividades físicas individuais apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar