PJF notifica e veda realização de solenidade no Colégio Militar

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou, na tarde desta quinta-feira (10), que, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur), notificou o Colégio Militar de Juiz de Fora, no último dia 8, sobre a vedação da realização da solenidade de diplomação de alunos do 3º ano do Ensino Médio, que estava agendada para ser realizada nesta sexta-feira (11).

A ação da Administração municipal vai ao encontro da apreensão de pais de estudantes, que estavam preocupados com a realização da solenidade em virtude da pandemia da Covid-19, uma vez que tal evento poderia gerar aglomeração de pessoas e colaborar com a proliferação do coronavírus frente à alta taxa de transmissibilidade em que se encontra a cidade.

Segundo os pais, cada aluno, que seriam cerca de 150, teriam direito a levar dois convidados para a cerimônia, ultrapassando o número de 300 pessoas, ficando em desacordo com o decreto da PJF que proíbe a realização de eventos de grande porte em conformidade com o programa Minas Consciente.

A mãe de uma das estudantes que faz parte do grupo que vai receber a diplomação conversou com a Tribuna, pedindo o sigilo da sua identidade, para dizer que essa situação causou desgosto para pais e alunos que, por precaução, preferiam não participar do evento.

“Minha família estava na expectativa da manifestação do colégio de confirmar ou adiar o dia da solenidade, por conta do cenário que Juiz de Fora atravessa neste momento de pandemia. Como haveria a possibilidade de regressão para a onda vermelha, nós estávamos esperando que o colégio iria adiar. Mas a onda vermelha veio e foi, e o colégio, na segunda-feira desta semana, confirmou que estava mantida a data do dia 11”, afirmou.

Em ofício encaminhado pelo Colégio para os pais dos estudantes, nesta quarta (9), a instituição informa que a solenidade de formatura de encerramento do ano de 2020 seria realizada no pátio da escola e que cada aluno poderia levar até dois convidados. Todavia, na visão dos pais, há o temor de que, mesmo com todas as recomendações, pudesse haver aglomeração com pessoas se abraçando e sem máscaras, uma vez que se trata de um evento de confraternização.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur) informou que, se apesar da notificação o evento for realizado, a instituição será autuada por realização de evento sem licença da PJF, ficando sujeita à multa no valor de R$ 4.849,17.

A Tribuna entrou em contato com a assessoria de comunicação do Colégio Militar por meio de e-mail e ligações diretamente no setor, mas não teve resposta. Em mais uma tentativa por telefone, a ligação foi atendida pelo responsável pelo Corpo da Guarda, que informou que o expediente da assessoria de comunicação já tinha terminado e só na sexta-feira haveria expediente para atendimento à imprensa.

O post PJF notifica e veda realização de solenidade no Colégio Militar apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar