Polícia Militar já fiscaliza máscaras e aglomerações em Juiz de Fora

A Polícia Militar de Minas Gerais já atua, desde esta quinta-feira (25), na abordagem de pessoas que não estiverem seguindo as recomendações de prevenção ao coronavírus, como o uso de máscara e o distanciamento social. A medida foi anunciada pelo governador Romeu Zema, um dia antes, e reforçada durante entrevista on-line pelo secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. O comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, já encaminhou orientação a todos os militares do estado para que possam apoiar ostensivamente as medidas de orientação e conscientização adotadas por municípios e pelo Estado.

Em nota encaminhada à imprensa, a 4ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais confirmou a implementação das diretrizes. “(…) a Polícia Militar intensificou os trabalhos, atuando de forma preventiva e de orientação quanto à obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção e respeito às medidas sanitárias e de distanciamento social (…)”

A utilização de máscaras de proteção por todos os munícipes de Juiz de Fora é obrigatória ao menos desde 17 de abril, conforme Decreto 13.929/2020. Em reuniões do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19), já havia uma percepção das autoridades locais sobre a necessidade de empenhar a PM em ações de fiscalização rotineiras no Município, uma vez que os fiscais de postura e os agentes de transporte e trânsito eram desrespeitados em determinadas abordagens.

Conforme o tenente do 2ª Batalhão de Polícia Militar Robson Neves Gonçalves, não haverá um efetivo destacado exclusivamente para a fiscalização. “A PM atuará mais na questão de orientação às pessoas durante as abordagens. A fiscalização será implementada na nossa própria rotina. Se a viatura se deparar com quaisquer tipo de aglomerações, vai orientar para que sejam dispersadas.”

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar