Prefeito confirma nova licitação para caminhões do Demlurb

O prefeito Bruno Siqueira (PMDB) anunciou, na noite dessa segunda-feira (26), em seu perfil no Facebook, a realização de uma nova licitação para a contratação de empresa responsável pelos novos caminhões da frota de coleta do Demlurb. De acordo com ele, o edital já começou a ser formulado e será publicado em breve. Mais cedo, o diretor geral do Demlurb, Jefferson Rodrigues, já havia se reunido com o Sindicato dos Servidores Públicos de Juiz de Fora (Sinserpu) e com seis vereadores, para discutir problemas levantados na frota atual.

O presidente do Sinserpu, Amarildo Romanazzi, reafirmou, nesta segunda-feira, que a sobrecarga dos caminhões é uma realidade que precisa ser modificada. “Os veículos trabalham 24 horas por dia. Passam a noite toda carregados com muito mais que o máximo permitido, por conta do horário de fechamento do aterro sanitário. Isso somado à temperatura inconstante gera um desgaste bem grande. Fora a falta de reposição tratada no contrato, o que aumenta ainda mais a sobrecarga.” Em função disso, o sindicato solicitou audiência pública em caráter de urgência, que só poderá ser marcada, de acordo com a Câmara, no próximo período legislativo, já que a agenda de audiências para a próxima semana está esgotada. Em menos de 40 dias, quatro acidentes envolvendo caminhões que prestam serviço para o departamento foram registrados. O último ocorreu na quarta-feira (21), quando um eixo traseiro se soltou do caminhão na Rua Santo Antônio, causando a queda de dois servidores.

Ainda segundo o Sinserpu, a reunião com o diretor geral do Demlurb foi produtiva. A empresa será notificada, e as licitações devem ser antecipadas. “Os prazos dos contratos (com as duas terceirizadas que prestam o serviço) terminam, respectivamente, em agosto e dezembro. O Demlurb quer antecipar e exigir que os caminhões terceirizados tenham uma capacidade maior. Foi uma atitude legal. Eles disseram que não tomaram providências porque não conheciam os fatos. Depois que expusemos a situação, eles se comprometeram a tomar as medidas necessárias, acompanhando mais de perto a manutenção, com profissionais do departamento. Vamos continuar cobrando essa conferência.”

Todas essas decisões foram pontuadas também com os vereadores Zé Márcio (PV), Ana do Padre Frederico (PMDB), Marlon Siqueira (PMDB), Kennedy (PMDB), Vagner de Oliveira (PSC), Sargento Mello Casal (PTB) – além do secretário de Governo, José Sóter de Figueirôa, também em reunião. Os principais pontos, além da licitação, foram a capacitação dos motoristas e a possibilidade de contratação emergencial de veículos. O vereador Vagner de Oliveira solicitou uma vistoria nos atuais veículos para garantir a segurança imediata dos servidores. O pedido foi aceito pelo diretor geral do Demlurb, Jefferson Rodrigues.

Sobre os problemas com sobrecargas e acidentes, o diretor confirmou que todas as ocorrências recebidas pelo departamento são apuradas e tratadas da mesma forma, sejam em veículos da frota, ou pertencentes às terceirizadas. “Se houver falhas, serão punidas, conforme determina a lei.” Conforme Rodrigues, os caminhões possuem um limitador para evitar sobrecarga, instalado pelas próprias empresas. A frota é monitorada por GPS e por tacógrafos instalados nos veículos. Além disso, os servidores recebem orientações constantes sobre a forma correta de exercer as funções para garantir o pleno exercícios de suas atividades.

Empresa
Sobre o acidente da última semana, a empresa Montreal, uma das duas terceirizadas responsável pelos caminhões, afirmou que a manutenção é feita com regularidade. Todos os procedimentos relacionados à troca de peças e reparos são devidamente relacionados em relatórios e arquivados, com horário, tipo de serviço e qual funcionário é responsável pela intervenção. A Montreal informou que todos os dias um mecânico verifica as condições dos veículos, como pneus, óleo, luz e freios, entre outros componentes. Mas a empresa também afirmou que os carros andam com sobrepeso, algo que, segundo ela, não teria como verificar. Ela ainda afirma que os custos com reparos são muito altos e, normalmente, o responsáveis pelos danos não se identificam.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora / MG

5 comentários em “Prefeito confirma nova licitação para caminhões do Demlurb

  • Avatar
    15 junho , 2019 em 07:30
    Permalink

    When I originally commented I clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and today when a comment is added I recieve four emails with the same comment. Perhaps there is by any means you’ll be able to get rid of me from that service? Thanks!

  • Avatar
    29 maio , 2019 em 19:02
    Permalink

    Wonderful paintings! This is the type of info that are meant to be shared across the web. Disgrace on Google for not positioning this submit higher! Come on over and visit my website . Thank you =)

  • Avatar
    4 maio , 2019 em 18:36
    Permalink

    There are some fascinating cut-off dates on this article but I don’t know if I see all of them middle to heart. There may be some validity however I’ll take hold opinion until I look into it further. Good article , thanks and we wish more! Added to FeedBurner as well

  • Avatar
    27 abril , 2019 em 09:00
    Permalink

    I was more than happy to search out this internet-site.I wanted to thanks in your time for this glorious learn!! I definitely enjoying every little little bit of it and I have you bookmarked to check out new stuff you weblog post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: