Prefeitura instalará câmeras em mais três pontos do trânsito em JF

O titular da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), Eduardo Fácio, anunciou, em entrevista à Rádio CBN nesta terça-feira (13), que serão instaladas mais três câmeras em pontos distintos da região central de Juiz de Fora. A intenção foi anunciada dando seguimento à divulgação de edital, ocorrida no último dia 9, abrindo licitação para contratação de empresa especializada em fiscalização do trânsito. A expectativa da Prefeitura é que os equipamentos estejam instalados em agosto.

O aviso de licitação publicado nos Atos do Governo institui entregas de propostas para as empresas interessadas pessoalmente na Comissão Permanente de Licitação ou on-line, pelo site da prefeitura. A licitação está marcada para acontecer no dia 12 de setembro, às 9h30, na sede da Settra. O edital guiará a contratação da entidade que se responsabilizará por dar continuidade ao serviço de manutenção das câmeras, que apoia o trabalho do Centro de Controle e Monitoramento (CCM) da Settra. De acordo com Eduardo Fácio, o contrato com a empresa atual está expirando, portanto é necessária a realização de nova licitação.

Monitoramento reforçado

Vinculado à contratação da nova empresa, o secretário de transporte e trânsito anunciou a intenção da instalação de mais três câmeras de monitoramento. Atualmente, de acordo com a Settra, o município conta com 12 filmadoras em “cruzamentos importantes do município”, como definiu Fácio. Agora, além dessas três localidades fiscalizadas, se juntam outros outros três pontos da cidade: no cruzamento da Avenida Rio Branco com a Rua Santa Rita; no encontro da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Floriano Peixoto; e, por fim, entre a Rua Halfeld e a Rua Santo Antônio, todos os pontos na região central de Juiz de Fora.

Fiscalização é realizada dentro do centro de controle

Eduardo Fácio também explicou como se dá a fiscalização e as cotidianas autuações por comportamentos irregulares dos motoristas. De acordo com o secretário, agentes monitoram o trânsito diariamente através das câmeras já instaladas. Diretamente do centro de controle, os funcionários verificam as situações que estão ocorrendo nas ruas e passam orientações para os agentes que circulam pelas vias, podendo se deslocar para determinada localidade de acordo com o que está sendo observado em tempo real. Os agentes que trabalham no centro de comando, por sua vez, também podem fazer autuações caso flagrem alguma infração da cabine.

A fiscalização contínua é observada dentro da Settra como um elemento que diminui perceptivelmente a quantidade de infrações cometidas no ponto em que as câmeras estão presentes. “As irregularidades trazem problemas de segurança, problemas de congestionamento. A gente tem percebido nesses pontos que, com a instalação dessas câmeras, a ciência do cidadão de que está sendo monitorado e pode ser autuado diminui bastante o cometimento de infração no trânsito”, destaca.

Imagens podem ser vistas por cidadãos

Questionado sobre o funcionamento de todas as 12 câmeras atualmente instaladas, Fácio afirmou não só que todas estão em perfeito funcionamento, como também salientou que todas as imagens podem ser acompanhadas praticamente em tempo real pelos cidadãos pelo site da Prefeitura. “Todos os endereços onde nós temos câmeras, podem ser acessados pelas pessoas, basta clicar no site da Prefeitura e tem uma imagem, pelo menos, a cada três minutos. Por um minuto o cidadão tem a condição de observar o trânsito. Até para comprovar se estão funcionando ou não, o cidadão tem liberdade de checar nessas câmeras o funcionamento”.

O post Prefeitura instalará câmeras em mais três pontos do trânsito em JF apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar