PRF suspende atendimento administrativo presencial ao público

Os postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na região de Juiz de Fora, suspenderam, por tempo indeterminado, o atendimento administrativo presencial. Todos os prazos para identificação de condutores infratores, defesas de autuação e recursos de multa foram ou serão prorrogados. A medida foi tomada em virtude da atual situação de emergência motivada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e visa a garantir a segurança das pessoas, que não precisarão se deslocar até as unidades do órgão para solicitar os seus serviços.

Conforme apontou a PRF, até esta sexta-feira (20), 13 regionais da corporação já haviam suspendido o atendimento administrativo presencial ao público. São elas: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Ainda conforme a PRF, será possível entrar em contato com essas regionais por meio de telefones. Todas elas, exceto Goiás, Roraima e São Paulo, realizam atendimento também via WhatsApp.

Embora o atendimento administrativo presencial esteja suspenso, qualquer cidadão pode, a distância, apresentar recursos, indicar condutor que cometeu infrações, imprimir boletos e registrar acidentes sem vítimas, entre outros serviços. Eventuais recursos de infrações de trânsito, por exemplo, podem ser enviados pelos Correios. As instruções básicas e o formulário de recurso estão disponíveis em no site. O mesmo vale para a indicação de condutor infrator, disponível neste link. Já o pedido de conversão de infrações leves ou médias em advertências pode ser feito por aqui e consultas e pagamentos de multas aqui, entre outros serviços. A maioria dos acidentes sem vítimas em rodovias federais pode ser registrada diretamente pelos envolvidos, pela internet, em www.prf.gov.br/declarante. Neste endereço, o usuário tem acesso a uma lista de perguntas frequentes sobre o assunto.

No que se refere aos boletins de acidentes já atendidos pelas equipes da PRF, podem ser impressos através da internet. As instruções estão acessíveis em https://portal.prf.gov.br/atendimento-a-acidentes/CopiaBAT.

Policiamento mantido

As atividades de policiamento seguem mantidas e, para as situações de emergência em rodovias federais, a PRF lembra que o telefone a ser discado é o 191. O número funciona 24 horas por dia em todo o país. A ligação é gratuita.

Recursos

Também em razão da epidemia de Coronavírus, foram ampliados ou interrompidos prazos relacionados a serviços como apresentação de defesa de autuação, interposição de recurso, identificação de condutor infrator e regularização de veículos com documentação retida, entre outros.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

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