Profissionais de enfermagem do HU recebem homenagem

Alguns profissionais puderam ir ao lado de fora do HU conferir a apresentação (Foto: Gustavo Tampone/UFJF)

No leito hospitalar, eles são aqueles que prestam todo o apoio necessário aos pacientes, desde cuidados de saúde até outras formas de amparo. Durante este período de pandemia, também estão na linha frente do combate ao novo coronavírus. Celebrando a Semana da Enfermagem, os profissionais da área foram homenageados pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Hospital Universitário (HU) e da Pró-Reitoria de Cultura. Na manhã desta segunda-feira (12), os profissionais foram surpreendidos com um show ao vivo do cantor Elmir Santos, juntamente com o músico Rodrigo Scafuto, na unidade do HU do Bairro Santa Catarina, região Central.

De acordo com a chefe da divisão de enfermagem do HU, Paula Gazola, a homenagem à equipe de enfermagem celebra o Dia do Enfermeiro, comemorado nesta segunda (11), e o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, festejado em 20 de maio. O evento busca reconhecer o trabalho daqueles que atuam na área. “Nossa proposta é homenagear a equipe de enfermagem, acolher os profissionais e valorizar quem está atuando no enfrentamento da Covid-19 e no enfrentamento de tantos outros tipos de problemas que sempre enfrentamos na unidade hospitalar.” 

Segundo Paula, durante este período de pandemia o trabalho dos profissionais de enfermagem se torna mais significativo. “O paciente, às vezes, tem que ficar sozinho no quarto, e somos nós que estamos ali 24 horas com ele à beira do leito, dando apoio e amparo, acolhendo o familiar que está do lado de fora e não pode subir. É uma valorização de todo o trabalho de cuidado”, aponta.

Gustavo Scafuto e o cantor Elmir Santos ficaram no estacionamento do HU (Foto: Gustavo Tampone/UFJF)

Homenageados

“Nós sentimos que não estamos sozinhos. Apesar de ver que os números de casos [de coronavírus] têm aumentado e a situação para trabalhar às vezes não nos favorece, vemos isso como uma forma de incentivo ao saber que as pessoas se importam com a gente”, diz Denis Gama, técnico de enfermagem do HU.

Denis não conseguiu acompanhar toda a homenagem por estar realizando um procedimento, mas conta que a iniciativa o agradou, bem como os demais colegas. “Da onde eu estava, deu para escutar, e o pessoal que também não pôde estar presente adorou, estavam cantando as músicas junto. Foi um momento de alento.”

Já a enfermeira Gabriela Mota presenciou a ação na parte externa da unidade, o que, para ela, foi um aspecto positivo. “Muitas vezes nós, durante o dia de plantão, nem vemos a luz do sol, nem como está o tempo lá fora no dia, então foi muito bom”, diz. Segundo a profissional, o reconhecimento pelo seu trabalho e dos colegas veio em um momento importante. “Nós nos dedicamos muito, com tanto afinco e, muitas vezes, comprometemos a vida dos nossos familiares, principalmente agora nessa pandemia”, conta. “Eu trato pacientes oncológicos no hospital. São pacientes que não têm defesa nenhuma, então de jeito nenhum podemos levar alguma coisa para eles. É preciso uma atenção redobrada. Nós temos trabalhado com medo e com insegurança, mas nada como um dia após o outro e a fé no nosso trabalho.”

 

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: