Programa de reforço escolar vai atender quase 2 mil alunos do estado em JF

Mais de 114 mil alunos da rede estadual de ensino de Minas Gerais terão a possibilidade de participar de aulas de reforço escolar, a partir da próxima segunda-feira (23). A iniciativa, que dura até o final do mês de novembro, estará presente em mais de 1.600 escolas em todas as Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Em Juiz de Fora, 23 instituições irão iniciar o programa e 1.920 estudantes terão a possibilidade de participar. Para a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), o objetivo é apoiar alunos que necessitam de auxílio para alavancar seus estudos e recuperar as notas.

O Programa de Reforço Escolar para Fortalecimento da Aprendizagem também vai abarcar a participação de cerca de 15 mil estudantes que estavam em vias de abandonar os estudos e retornaram para as escolas após a ação de busca ativa realizada pela SEE. De acordo com a pasta, o diagnóstico dessa necessidade foi realizado com foco nos estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, que apresentaram índice de aproveitamento menor que 60% em língua portuguesa e matemática nos dois primeiros bimestres de 2019. Com isso, o programa vai disponibilizar pedagogos e professores dos mesmos componentes curriculares para recuperar a aprendizagem destes alunos.

“Entendemos que todos os componentes curriculares são muito importantes. No entanto, entende-se também que se o estudante tem mais facilidade para compreender interpretação de texto e raciocínio lógico, bem como as outras habilidades de Língua Portuguesa e Matemática, a chance de ter bom desempenho também nos outros componentes é muito maior. E o objetivo do programa é esse: apoiar o fortalecimento da aprendizagem do aluno, para que ele tenha condições de acompanhar as etapas e permaneça na escola”, ressaltou a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna.

Aulas duas vezes na semana

Conforme a SEE, as aulas serão realizadas duas vezes por semana para cada componente curricular no período do contraturno do aluno ou em um sexto horário, dependendo da disponibilidade das instituições de ensino. O estudante que precisar de acompanhamento tanto em português quanto em matemática, terá quatro aulas ao longo da semana. Para isso, a Secretaria também conseguiu garantir a alimentação daqueles estudantes que permanecerem na escola para participar das aulas de reforço.

Para a SEE, a família tem papel importante neste processo de resgate da aprendizagem desses alunos e, por isso, os pais ou responsáveis receberão um documento que irá informar sobre o convite que o estudante recebeu para participar do programa e como serão desenvolvidas as atividades. Os pais ou responsáveis deverão assinar o termo autorizando ou não a participação do aluno.

Melhorias

Professores e pedagogos efetivos serão convidados, primeiramente, para atuarem nas aulas de reforço. No entanto, caso as vagas não sejam preenchidas por eles, a SEE seguirá a legislação vigente para a designação dos profissionais. A expectativa é de que o investimento seja de, aproximadamente, R$ 1 milhão mensal com folha de pagamento do quadro de pessoal. Todos os profissionais do programa receberão o Caderno de Orientações de Metodologias do Reforço Escolar para Fortalecimento da Aprendizagem. O material foi elaborado por analistas educacionais da SEE e está em consonância com o Currículo Referência de Minas Gerais, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Conteúdo Básico Comum (CBC) do Ensino Médio.

O objetivo é orientar os professores e pedagogos a atender, a partir do diagnóstico feito pela escola, as especificidades da condição de aprendizagem de cada estudante com base nas seguintes competências básicas: pesquisa e investigação; comunicação; desenvolvimento de raciocínio lógico; resolução de problemas e análise, interpretação e síntese de informações e conhecimentos. O material propõe possibilidades de ação do professor de acordo com a metodologia do programa para atividades na sala de aula, biblioteca, laboratório, sala multimídia, entre outros espaços da escola.

O post Programa de reforço escolar vai atender quase 2 mil alunos do estado em JF apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar